Três de cada 10 acidentes são por falta de manutenção

Conforme Instituto Scaringella Trânsito cerca de 80% da frota possui problemas de sinalizadores e pneus carecas

Postado em: 17-10-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Três de cada 10 acidentes são por falta de manutenção
Conforme Instituto Scaringella Trânsito cerca de 80% da frota possui problemas de sinalizadores e pneus carecas

Wilton Morais
A falta de manutenção veicular tem causado 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no País, aponta pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito. De acordo com a pesquisa 80% dos veículos em circulação no país possuem algum problema como pneu careca, lanterna queimada e falta de seta.

Para o corretor de imóveis Luís Carlos, trocar o óleo do carro é essencial. “Procuro realizar a manutenção preventiva diariamente. O meu carro furou dois pneus, em um intervalo de 15 dias, algo imprevisto. Mas com a manutenção evito maiores transtornos”, conta. 

A divulgadora Marilda Fernandes, trabalha diariamente com um veículo e está sempre atenta aos cuidados do transporte. “Preciso estar atenta, a manutenção preventiva é essencial. Todos os dias dependo do carro. Procuro sempre verificar os pneus, ver se não estão desalinhados, o que causa o desgaste. Se eles estouram podem provocar um acidente”.

Continua após a publicidade

Recomendações
Segundo o gerente de uma oficina em Goiânia, Nivaldo Marques Parreira o condutor de um veículo deve procurar ser preventivo. Se um motor está esquentando demais, ou se o carro está dando alguma pane elétrica são problemas que devem ser resolvidas de imediato. “Se o carro estiver com problemas de freio e suspensão, com qualquer rompimento destes sistemas as conseqüências podem ser graves. Caso o terminal de direção esteja vencido ou danificado, o carro pode capotar”.

Para Parreira é essencial estar sempre em alerta, mesmo que a manutenção possa ser adiada, como defeitos simples de palhetas de para brisas. “Durante o período chuvoso, os motoristas lembram de trocar este material e os pneus, são partes fundamentais do veículo e causam graves acidentes sem o reparo”, afirma.

No mês de setembro a novembro as oficinas costumam ter demandas maiores no atendimento para manutenção. “Viagens e até mesmo o 13° salário aumentam a demanda nas oficinas, mas jamais devemos esquecer que a manutenção deve ser diária”, orienta o gerente.

Detran já aplicou 336 multas este ano
Somente em Goiás, dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), revelam que, apenas no ano passado, 671 motoristas conduziram veiculo com equipamentos obrigatórios em desacordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Neste ano, já foram 336 multas aplicadas até a última atualização em setembro.

As infrações, cometidas por motoristas são problemas que atingem diretamente a segurança nas vias de todo o Brasil. No Estado, o Detran informou que, em 2015, 314 condutores de veículos foram autuados por dirigirem com o sistema de iluminação alterado. Neste ano, as infrações sobre iluminação somaram 178 multas. São 84 por defeitos no sistema de iluminação, 53 pela falta de troca de lâmpadas queimadas. O numero também soma 41 infrações por defeito em equipamentos de sinalização, como setas.

Se não bastasse, além da falta de manutenção, alguns praticam o hábito de andar com veículos em mau estado de conservação. São 253 infrações atualizadas pelo Detran neste ano. Em todo o ano de 2015, o número equivale a 535 aplicações.

Veja Também