Apenas 15% dos brasileiros vão ao dentista regularmente

O descaso com a higiene bucal pode levar a sérios problemas de saúde, além da perda dos dentes, vários órgãos podem ser afetados

Postado em: 12-11-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Apenas 15% dos brasileiros vão ao dentista regularmente
O descaso com a higiene bucal pode levar a sérios problemas de saúde, além da perda dos dentes, vários órgãos podem ser afetados

O Brasil concentra cerca de 11% de todos os profissionais odontológicos do mundo,  com cerca de 250 mil dentistas na ativa, mas de forma contraditória  possui uma população repleta de pessoas que não frequentam o odontólogo regularmente e não possuem uma cultura de cuidados preventivos. Segundo pesquisa do Conselho Federal de Odontologia apenas 15% dos brasileiros cuidam da saúde bucal regularmente fazendo com que o país tenha uma população onde 24 milhões de pessoas nunca pisaram em um consultório odontológico.
Atualmente, 37% dos dentistas brasileiros atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar do número baixo diante de uma população de 170 milhões de pessoas há 10 anos o quadro era muito pior. Em 2003, apenas 10% dos dentistas atendiam pela rede pública de saúde e não era possível consultar a maioria da população brasileira.
A Secretária Municipal da Saúde de Goiânia, com o objetivo de promover a melhoria das condições de saúde bucal possui na capital 39 Centros de Saúde da Família realizando atendimentos odontológicos, sete módulos móveis odontológicos montados em escolas com fácil transição para outro local, e ainda três Centros de Especialidades Odontológicas para efetuar atendimentos voltados para a população carente.
Algumas ações sociais odontológicas são realizadas em Goiânia como o projeto social Sorriso Solidário que é desenvolvido desde 2010 pelo Instituto Ricardo Shimada, atendendo crianças de diversas comunidades e ensinando de forma criativa, a importância da prevenção e dos cuidados com os dentes. 
Em entrevista ao O Hoje o dentista Ricardo Shimada, idealizador do projeto Sorriso Solidário, ressalta que já foram realizadas 27 edições, sendo atendidas em torno de mil crianças na ação que é desenvolvida a cada quatro meses. “Além dos procedimentos odontológicos que realizamos como limpeza, extração, restauração, clareamento dos dentes e orientação da higiene bucal, todas as crianças recebem uma cesta básica nossa ao final da ação, com itens necessários para tratamento bucal e alimentação”, ressaltou Shimada.

Atendimento 
Através de pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia foi constatado que 20% dos brasileiros não vão ao dentista por falta de dinheiro, 46% das pessoas consideram difícil o acesso a dentistas, 1/3 não conclui tratamento público por problemas de agendamento de consulta e 68% não sabem sequer que têm direito ao atendimento público de saúde bucal.
 
Escova de dente
A pesquisa ressalta também que o brasileiro consumiu uma média de duas escovas de dentes em todo o ano de 2015, realizando uma troca a cada seis meses, sendo que o recomendado pelos dentistas é mudar de escova a cada três meses, ou que seja trocada sempre que o estado das cerdas não esteja favorável a utilização para a higiene bucal.
Os brasileiros devem se conscientizar que a prevenção é sempre o caminho mais fácil em todos os âmbitos da saúde e com a saúde bucal não é diferente. Prevenir não é difícil nem caro, basta utilizar a escova e o fio dental corretamente. Uma prevenção bem feita é sinal de economia para todo mundo, pois gera custos menores ao governo e também gastos menores para a população. Os procedimentos para recuperação de uma má saúde oral são muito mais caros do que os que existem para preveni-los.

Veja Também