Sem laudo, pessoas com comorbidade não vacinam

Exigência de comprovação e agendamento causou cenários diferentes em postos da Capital | Foto: Reprodução

Postado em: 06-05-2021 às 07h58
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Sem laudo, pessoas com comorbidade não vacinam
Exigência de comprovação e agendamento causou cenários diferentes em postos da Capital | Foto: Reprodução

Foi iniciada ontem (05) em Goiânia, a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades. O atendimento, que está sendo realizado em 12 unidades de saúde da Capital e que compreende inicialmente a utilização das vacinas Pfizer/BioNTech, imunizante que exige armazenamento em baixas temperaturas, acabou sendo mais tranquilo do que o esperado em alguns postos para o primeiro dia de imunização deste grupo, que é um dos maiores dentre os prioritários.

“Acredito que o motivo para locais mais tranquilos foi que muitas pessoas ainda não tinham o laudo exigido, o que diminui as aglomerações”, afirma Grecia Carolina Pessoni, diretora de Vigilância Epidemiológica de Goiânia. A expectativa, segundo ela, é de que a procura aumente porque muitas pessoas não sabiam das exigências

Outros postos de vacinação da Capital, entretanto, acabaram registrando tumultos, já que algumas pessoas, que não teriam conseguido realizar o agendamento pelo aplicativo, acabaram indo aos locais para buscar informações. Sobre esta questão, o Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, explicou que o aplicativo apresentou períodos de instabilidade.

Continua após a publicidade

“Devido à grande procura, o aplicativo teve algumas instabilidades no dia de ontem e até mesmo algumas mudanças foram feitas para melhorar o cadastramento das pessoas nesse momento. Então a vacinação nesse momento tem critérios tanto por idade quanto pela comorbidade em questão. Por exemplo, portadores de Síndrome de Down, podem fazer o agendamento acima de 18 anos, assim como as gestantes com comorbidade acima de 18 anos e pessoas com doença renal crônica também acima de 18 anos. Porém, as demais doenças e comorbidades somente as pessoas acima de 55 anos nessa primeira fase”, disse.

Segundo o Superintendente, foi pactuado com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) que é importante que as pessoas tenham o laudo padronizado com as comorbidades. “Para facilitar ao médico assistente que for prescrever esse relatório médico, mas caso não tenha esse laudo padronizado, com as doenças todas elencadas, pode sim levar o receituário médico com a doença descrita no próprio receituário médico”. Afirmou Yves, ressaltando que, se a pessoa que tem somente a receita com o medicamento e não tem a doença, esse documento não será aceito, e por tanto, a pessoa não conseguirá ser vacinada.

Requisitos

Podem se vacinar contra a Covid-19 nesta primeira fase, pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), de 18 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, de 18 a 59 anos, pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos, além das pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Para o atendimento, é necessário que a pessoa leve documento pessoal com foto, CPF, comprovante de endereço e o Formulário da Vacinação do Grupo com Comorbidades. Este deve ser devidamente preenchido, datado, assinado e carimbado pelo médico responsável pelo acompanhamento do paciente. 

No caso das gestantes e puérperas, isto é, mulheres com até 45 dias após o parto, deverá ser providenciado, ainda, cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade. 

Postos

A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou 12 unidades de saúde para armazenamento das doses, conforme orientação do próprio laboratório. Por isso, neste momento, não foram determinados drive thru para a vacinação destes pacientes. A organização destes atendimentos é feita pelo agendamento através do app Prefeitura 24 horas, mas a SMS destaca que o cadastro não significa agendamento, e que por isso, é necessário que o usuário confirme a data de vacinação, uma vez que seu grupo esteja liberado. Com o agendamento feito, basta seguir ao posto agendado, munido da documentação exigida.

Os postos de saúde que estão aplicando a imunização destes grupos são: Upa Novo Mundo, Upa Chácara do Governador, CSF Residencial Itaipu, Ciams Novo Horizonte, CSF Boa Vista, CSF Novo Planalto, CSF Jd Guanabara I, CSF São Francisco, CSF Vera Cruz II, UPA Jardim América, CSF Leste Universitário e CS Cidade Jardim. (Especial para O Hoje)

Veja Também