Conheça 6 escritores do RS para você ler e se emocionar

Explore a vida dos notáveis autores gaúchos e conheça os livros imperdíveis.

Postado em: 09-05-2024 às 15h19
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça 6 escritores do RS para você ler e se emocionar
Caio Fernando de Abreu, Fabrício Carpinejar, Moacyr Scliar e Lya Luft. | Foto: Brasil Escola/ Instagram/ Rascunho/ G1

O Rio Grande do Sul surpreende na sua grandeza quanto o assunto é riqueza literária gaúcha. Estes escritores podem te deixar boquiabertos com a qualidade da escrita e a capacidade de emocionar leitores de longa data com os textos envolventes. Confira a seguir, a biografia de 6 escritores sul-rio-grandenses e as indicações de excelentes obras que podem te emocionar.

Lya Luft

Lya Luft foi uma escritora gaúcha que se destacou no cenário da literatura brasileira com seus incríveis contos, poesias, ensaios, crônicas e romances.

A escritora nasceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul em 1938 e desde criança o sangue literário corria em suas veias. Uma vez que, com apenas onze anos já decorava poemas de Goethe e Schiller.

Continua após a publicidade

Luft se formou em Pedagogia e Letras Anglo-Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica. A autora se sagrou como um dos grandes nomes da literatura gaúcha e fez milhares de admiradores em todo mundo. Confira obras de Lya Luft a seguir:

A asa esquerda do anjo, de Lya Luft

Reunião de Família, de Lya Luft

Caio Fernando Abreu

Caio Fernando Loureiro de Abreu foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro que nasceu no interior do Rio Grande do Sul. As obras do artista marcaram o cenário literário e o jornalismo brasileiro.

O jornalista recebeu três vezes o Prêmio Jabuti com as obras: “O Triângulo das Águas” (1984), “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso” (1989) e “As Ovelhas Negras” (1995).

Além disso, Caio Fernando de Abreu recebeu o Prêmio Molière em 1989, com a peça “A Maldição do Vale Negro”. Em 1991, o autor conquistou o Prêmio APC, na categoria melhor romance do ano, com a obra “Onde Andará Dulce Veiga?”. Confira obras do autor a seguir:

Morangos Mofados, de Caio Fernando de Abreu

Limite branco, de Caio Fernando de Abreu

Moacyr Scliar

Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul em 1937. Formou-se em Medicina em 1962, porém iniciou na escrita de ficções, ensaios, crônicas e literatura em 1968. Scliar é autor de aproximadamente 70 livros.

O autor foi colunista do Jornal Zero Hora e da Folha de S. Paulo. Além disso, ele ocupou cadeira na Academia Brasileira de Letras. Em 1988, Scliar recebeu o primeiro Prêmio Jabuti, em 1993 ganhou o segundo, já em 2009 conseguiu o seu terceiro Jabuti. Confira obras de Moacyr Scliar a seguir:

O centauro no jardim

Eu vos abraço milhões

Fabricio Carpinejar

Fabrício Carpinejar é um poeta, cronista, jornalista e apresentador gaúcho. O autor de obras inesquecíveis, nasceu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1972. Os poetas Carlos Nejar e Maria Carpi são pais de Fabrício.

Se graduou em Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e iniciou na literatura com a obra de poesia “As Solas do Sol” (1998). Em 2002, tornou-se mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já em 2009, recebeu o Prêmio Jabuti, com “Canalha” (2008).

Cuide dos pais antes que seja tarde

Depois é nunca

Martha Medeiros

Martha Medeiros é uma escritora, jornalista e cronista brasileira, que nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 1961. É formada em Comunicação Social e seus primeiros livros de poesia foram, “Strip Tease” (1985), “Meia Noite e um Quarto” (1987) e “Persona Non Grata” (1991).

Atualmente, a jornalista escreve crônicas para o jornal Zero Hora e colabora para a revista Época. Além disso, ela publicou “Divã” (2002), que posteriormente virou um filme e uma série de TV, estrelado por Lília Cabral.

Divã

Conversa na Sala

Veja Também