Após morte, Goiânia suspende vacinação de grávidas com AstraZeneca

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia suspendeu nesta terça-feira (11/05) o uso da vacina da AstraZeneca em gestantes. A Agência

Postado em: 11-05-2021 às 10h50
Por: Nielton Soares
Além disso, houve orientação da Anvisa pela suspensão do uso do imunizante em gestantes. Confira como fazer novo agendamento | Foto: reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia suspendeu nesta terça-feira (11/05) o uso da vacina da AstraZeneca em gestantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma Nota Técnica recomendando a suspensão de vacinação de grávidas por esse imunizante.

A Prefeitura de Goiânia decidiu pela suspensão da aplicação da vacina produzida pela Oxford, mesmo sem ter recebido oficialmente o comunicado da Anvisa. De acordo com o SMS, já houve recomendação para as equipes não aplicarem o imunizante em gestantes.

“A orientação é de que as pacientes agendem seu atendimento vacinal para as 12 unidades de saúde nas quais há aplicação de doses do imunizante Pfizer BioNTech”, informou a SMS, por nota.

Continua após a publicidade

Já as gestantes que haviam agendamento para locais distintos dos postos de saúde devem reagendar para uma das 12 unidades. “Aquelas que já tomaram o imunizante Astrazeneca têm a orientação de observação de reações pós aplicação. Qualquer alteração, buscar orientação médica”, orienta a Prefeitura.

Unidades de saúde para 1ª dose de pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas

Distrito Leste
-Upa Novo Mundo: Av. New York, 667-569 – Jardim Novo Mundo
-Upa Chácara do Governador: Av Padre Monte, s/n Lotes 12, Rua L-13

Distrito Sudoeste
-CSF Residencial Itaipu: Rua RI 9, 08 – Qd 107 – Residencial Itaipú
-Ciams Novo Horizonte: Rua, Av. Eng. José Martins Filho, s/n – Vila Novo Horizonte

Distrito Noroeste
-CSF Boa Vista: Av. dos Ipês, s/n – Boa Vista
-CSF Novo Planalto: Rua Vm3c Qd 91 Lt 11 Setor Novo Planalto

Distrito Norte
-CSF Jd Guanabara I: R. Porto Alegre, 44 – Jardim Guanabara

Distrito Oeste
-CSF São Francisco: Tv. Buenos Aires, Lt 01 – S/n – São Francisco
-CSF Vera Cruz II: Av. Leopoldo de Bulhões, s/n – Conj. Vera Cruz

Distrito Sul
-UPA Jd América: Praça C-201, 2-82 – Jardim América

Distrito Campinas-Centro
-CSF Leste Universitário: Rua 218 – Setor Leste Universitário
-CS Cidade Jardim: Praça Abel Coimbra, 350 – Cidade Jardim

Morte

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que houve a notificação pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro sobre a morte de uma mulher gestante após receber a dose da Oxford/AstraZeneca.

“Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19. Neste momento, a pasta recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades“, citou a pasta.

Veja Também