440 doses de vacina ficam sem refrigeração em Paranaiguara (GO)

Após um freezer estragar, um lote com 440 doses de vacina da AstraZeneca ficou sem refrigeração na cidade de Paranaiguara, no Sul

Postado em: 20-05-2021 às 09h19
Por: Nielton Soares
Segundo o secretário, o freezer ficou mais de 20h desligado. Saúde irá analisar se imunizantes poderão ser reaproveitados | Foto: reprodução

Após um freezer estragar, um lote com 440 doses de vacina da AstraZeneca ficou sem refrigeração na cidade de Paranaiguara, no Sul de Goiás. De acordo com o secretário de Saúde do município, Acácio Rodrigues, o equipamento parou de funcionar na madrugada do último domingo (15/05).

Ao todo, os imunizantes ficaram sem refrigeração por mais de 20 horas, período que o freezer ficou desligado e houve a troca das vacinas para outro refrigerador.

Segundo a Prefeitura, o freezer passou por manutenção há dois meses e nesse final de semana teve novos problemas. O secretário disse que o equipamento possui um alarme que é acionado quando há falta de energia, porém não funcionou. O técnico que fez a última manutenção deve responder pela falha.

Continua após a publicidade

Doses

Os imunizantes irão passar por análise da Regional de Saúde até esta sexta-feira (21/05), para verificar se serão reaproveitadas. Paranaiguara começou, nessa quarta-feira (19/05), a vacinar pessoas com comorbidades entre 55 a 59 anos.

Cerca de 300 doses, que ficaram sem refrigeração, seriam aplicadas nesse grupo nesta quinta e o restante para aplicação de segunda dose. No entanto, só 80 pessoas puderam se imunizar, com outras doses que chegaram nesta semana.

Veja Também