Estado confirma retorno das aulas presenciais para o dia 2 de agosto

Na próxima semana, a Seduc deve divulgar o protocolo de biossegurança para o retorno às aulas na rede estadual

Postado em: 06-07-2021 às 07h40
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Estado confirma retorno das aulas presenciais para o dia 2 de agosto
Na próxima semana, a Seduc deve divulgar o protocolo de biossegurança para o retorno às aulas na rede estadual | Foto: Reprodução

Com cerca de 82% dos profissionais de educação da rede estadual de Goiás imunizados, as aulas presenciais irão retornar no dia 2 de agosto, conforme antecipou a titular da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Fátima Gavioli. Segundo ela, parte dos professores não quiseram se vacinar, mas isso não impedirá o retorno presencial, que pode ocorrer com 30% da capacidade e aumentar de forma gradativa. 

Na próxima semana, a Seduc deve divulgar o protocolo de biossegurança para o retorno às aulas na rede estadual. A previsão, de início, é que todos os servidores da educação devem retornar às atividades presenciais no dia dois de agosto. Os alunos estarão na capacidade de 30% da ocupação de cada unidade. São em torno de 500 mil alunos matriculados na rede estadual, de acordo com o último levantamento da pasta realizado em março deste ano. 

A secretária informou que o Estado já recebeu recursos do Ministério da Educação (MEC) para compra do material para marcação das salas de aulas e dos equipamentos de proteção das pessoas envolvidas neste retorno. Segundo ela, alguns professores não quiseram se vacinar e 82% deles já receberam a primeira dose. “Todos retornarão dia 2 de agosto independente de ter a primeira ou nenhuma. Tem professor que, infelizmente, não quis tomar a primeira dose. Até setembro todos estarão imunizados com a 2ª dose”, diz. 

Continua após a publicidade

O retorno será gradual. “A partir daí todas as crianças devem voltar. Nós não vamos simplesmente voltar às aulas. Vamos fazer um controle também com aquilo que é necessário para uma testagem rápida nos alunos”, ressalta o governador Ronaldo Caiado.

Outros sete estados e o Distrito Federal também retornam

Pelo menos sete estados também devem retornar as aulas presenciais em agosto, além do Distrito Federal. Além de Goiás, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Piauí e Rio Grande do Norte já planejam o retorno presencial das aulas. São Paulo anunciou em junho que deve ampliar o atendimento presencial nas redes estaduais. 

Para que o retorno seja seguro, o estado adquiriu 3 milhões de testes de Covid-19 que serão destinados aos profissionais da educação e aos estudantes. A aplicação ocorre em parceria com as secretarias municipais. As ações envolverão o teste de casos sintomáticos e dos que tiveram contato com dois ou mais pessoas contaminadas, além do monitoramento apelidado como “sentinela”.

Novos ônibus

Com a proximidade da volta às aulas, Caiado entregou ontem (5) 210 novos ônibus escolares. Os veículos foram adquiridos por meio de recursos de emendas parlamentares apresentadas por deputados federais e senadores representantes de Goiás no Congresso Nacional. 

Os veículos serão utilizados para o transporte de estudantes em 125 municípios do Estado. A expectativa é de que seis mil alunos sejam atendidos com a nova frota, que é composta por três modelos distintos. O ORE 1, com 176 unidades, tem capacidade para 29 pessoas. O ORE 2, com 10 modelos, recebe até 44 passageiros. Por fim, o ORE 1 4×4, um total de 24, conta com 29 poltronas, além de tração nas quatro rodas. (Daniell Alves, especial para O Hoje)

Veja Também