Acidente em Senador Canedo acende alerta para manutenção em caixas d’água

Prefeitura inicia levantamento e relatório pode demorar seis meses

Postado em: 26-07-2021 às 08h47
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Acidente em Senador Canedo acende alerta para manutenção em caixas d’água
Prefeitura inicia levantamento e relatório pode demorar seis meses | Foto: Reprodução

Quatorze dias depois do incidente no Parque Industrial, em Senador Canedo, em que um reservatório de água, com capacidade de armazenar 1,5 milhão de litros, se rompeu e acabou atingindo casas da região, a Sanesc iniciou a vistoria de todos os reservatórios de água no Município. O serviço, que foi iniciado na última quarta-feira (21), vai avaliar os 56 equipamentos do sistema de abastecimento. As análises das estruturas e condições de uso começaram na Estação de Tratamento Lúcio Rosa. No local, existem cinco reservatórios apoiados e um elevado, às margens da Avenida Dom Emanuel. Em Goiânia, a Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) informou que a manutenção está sendo feita, mas sem maiores detalhes.

Diante da questão, o Hoje questionou a situação dos reservatórios e manutenções em Goiânia e Aparecida. Por meio de nota, a estatal alegou que conta com centros de reservação e reservatórios em pontos estratégicos para o sistema de abastecimento de água. A Companhia destacou que realiza manutenções periódicas em suas estruturas e que todos os projetos e obras de reservatórios estão em conformidade aos padrões técnicos exigidos.

No mais, a Saneago afirmou efetuar ainda uma série de inspeções visuais e diagnósticos rotineiros. Esse trabalho segue todas as diretrizes estabelecidas, além de envolver planejamento e prevenção. “A Companhia tem quase 54 anos de experiência no setor de saneamento e não tem histórico de situação semelhante ao que aconteceu em Senador Canedo”, finaliza o comunicado.

Continua após a publicidade

Reparos em Senador Canedo  

Ao início da vistoria, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo esteve no local acompanhado do presidente da Sanesc, Cainã Teodoro. O prefeito disse que avaliações diárias fazem parte da rotina da agência. “Todos os dias as equipes volantes analisam visualmente os reservatórios. Eles verificam os níveis de água e qualquer problema é informado à equipe de engenharia. Agora contratamos uma empresa para verificar a fundo as condições de operação desses reservatórios”, conta.

De acordo com o prefeito, a previsão para que a empresa contratada entregue o laudo é de seis meses. “Pelo número de reservatórios, a empresa criou um cronograma e estipulou o prazo de até seis meses para finalizar todas as constatações”, ressalta o prefeito. Ele também explica que, se necessário, a agência vai substituir estruturas para garantir a segurança da população. “Todas as necessidades apontadas serão resolvidas. Essas vistorias servem para prevenir e fazermos reparos ou trocas necessárias antes de qualquer problema”, explica Pellozo.

A empresa contratada pela Sanesc é especialista em avaliação de reservatórios metálicos. Será realizada uma análise criteriosa nas soldas, pintura e topografia, observando o nivelamento e fundação das estruturas. O presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, explica que para os apontamentos, equipamentos modernos estão sendo utilizados. “Essa vistoria é muito minuciosa, utilizando até mesmo um ultrassom que pode prever fissuras e vazamentos nas soldas. Além disso, também estão sendo utilizados aparelhos para verificar a espessura de chapas”, completa Cainã. (Especial para O Hoje)

Veja Também