Mecânico que matou homem após cortar pneus de bicicleta é condenado a seis anos de prisão

Rafael Nascimento Vigilato foi condenado por matar Eder de Paula Brito a golpes de facão em Goiânia.

Postado em: 29-07-2021 às 17h22
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Mecânico que matou homem após cortar pneus de bicicleta é condenado a seis anos de prisão
Rafael Nascimento Vigilato foi condenado por matar Eder de Paula Brito a golpes de facão em Goiânia | Foto: Reprodução

O mecânico Rafael Nascimento Vigilato, de 24 anos, acusado de matar Eder de Paula Brito Bispo a golpes de facão, foi condenado, nesta quinta-feira (29/07), pelo Tribunal do Júri, a seis anos de prisão. A pena deverá ser cumprida em regime semiaberto, na Colônia Agroindustrial, em Aparecida de Goiânia. Na decisão, Rafael também foi absolvido por tentar contra a vida de outra pessoa.

No julgamento, o Ministério Público de Goiás (MP-GO), pediu a condenação do réu. Já a defesa, pediu a absolvição sob o argumento de legítima defesa, uma vez que, no dia, o denunciado teria agido de forma emocional, após provocação da vítima.

Diante disso, o Conselho de Sentença, formado por sete jurados, reconheceu os vestígios do crime, e atribuiu ao acusado a autoria das lesões que levaram a vítima a óbito. Na sessão, os jurados acataram ainda o pedido de redução de pena pedida para homicídio privilegiado e a qualificadora por motivo fútil.

Continua após a publicidade

Ao analisar a culpabilidade, juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 3ª Vara dos Crimes Dolosos Contra a Vida e Tribunal do Júri da comarca de Goiânia, argumentou que os antecedentes juntados aos autos demonstram que o réu já é reincidente.

Para o magistrado, as consequências do crime lhe são inerentes. Com isso, o magistrado fixou a pena base de seis anos de reclusão. O crime aconteceu no dia 18 de outubro de 2018, no Setor Pedro Ludovico, logo depois que o autor cortou os pneus da bicicleta das vítimas.

Motivo fútil

Segundo os autos do processo, as vítimas compravam bebidas em um bar quando o denunciado, sem qualquer motivo, cortou os pneus da bicicleta em que estavam. Na sequência, as vítimas cortaram os pneus do carro de Rafael, que, furioso, atacou os dois com golpes de facão.

Eder foi atingido no braço esquerdo e nas costas, e, mesmo sendo socorrido, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já Moisés Paiva da Silva conseguiu fugir. Ao tomarem conhecimento do fato, polícias fizeram diligências pela região e efetuaram a prisão de Rafael.

Segundo o magistrado, a autoria e a materialidade do crime estão estampadas nos autos diante dos detalhes, assim como as informações repassadas pelas testemunhas e o próprio denunciado, que confessou ter efetuado os golpes contra as vítimas.

Destacou, ainda, a presença da qualificadora do motivo fútil, vez que os crimes foram cometidos pelo simples fato das vítimas terem furado os pneus do carro do indiciado, sem qualquer discussão anterior. “A qualificadora do recurso também está presente, já que acusado impossibilitou ou dificultou a defesa do ofendido ao agir surpreendendo as vítimas”, frisou o juiz.

Veja Também