Cerimônia oficializa tenente-coronel Fábio Francisco da Costa como novo comandante da Rotam

O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado, durante passagem de comando da Rotam, em Goiânia: “O cidadão goiano reconhece a segurança pública como sendo o melhor resultado obtido em todos os tempos no Estado”

Postado em: 06-08-2021 às 16h24
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cerimônia oficializa tenente-coronel Fábio Francisco da Costa como novo comandante da Rotam
O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado, durante passagem de comando da Rotam, em Goiânia: “O cidadão goiano reconhece a segurança pública como sendo o melhor resultado obtido em todos os tempos no Estado” | Foto: Wesley Costa

A cerimônia de passagem do comando do batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) da Polícia Militar do Estado de Goiás nomeou o tenente-coronel, Fábio Francisco da Costa como novo comandante, nesta sexta-feira (06/08) em Goiânia. O governador do estado, Ronaldo Caiado, acompanhou a solenidade juntamente com a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e primeira-dama, Gracinha Caiado, e o vice-governador, Lincoln Tejota.

O novo comandante assume o comando da Rotam, cujo batalhão é localizado no Setor Alphaville, na capital goiana. Ele substitui o coronel Bendito Franco Santos, que comandava o batalhão desde janeiro de 2019. Na celebração, a corporação recebeu 12 novas viaturas modelo S10 para ampliação do patrulhamento e das ações.

Além disso, o tenente-coronel recebeu diversos elogios de Caiado, dentre eles destacou a admiração pela capacidade e coragem do novo comandante. O governador ainda pontuou a ‘humildade de coordenar e de estar à frente nos momentos delicados’. Ainda finalizou desejando sucesso à Fábio. “Desejo todo sucesso e que continue elevando a bandeira dos raiados aos maiores patamares”, disse. 

Continua após a publicidade

Caiado relembrou o apoio que recebeu da corporação no início do governo. “O cidadão goiano reconhece a segurança pública como sendo o melhor resultado obtido em todos os tempos no Estado”, disse. “Podem ter certeza de que, da mesma forma que vocês orgulham o povo de Goiás, vou entregar o Estado entre os melhores do País, graças ao apoio que tive de vocês, que me deram governabilidade”, ressaltou.

Passagem de comando

O coronel Renato Brum, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, desejou sucesso ao tenente-coronel Fábio Francisco. “Para substituir o coronel Franco, teríamos que escolher um nome a dedo. Passou pelo crivo do secretário Rodney Miranda e do governador. É um homem que não recusa nenhuma missão e está credenciado para esta difícil missão. Que você possa honrar essa unidade e continuar fazendo a diferença que sempre fez”, disse.

Em sua despedida do cargo, o coronel Benito Franco dos Santos relembrou o período à frente do batalhão e analisou, visivelmente emocionado, a passagem pelo comando: “O cenário era o pior possível. Os crimes que eram grandes tendiam a piorar. Mas aí tivemos resultados e o Rotam virou referência nacional”.

“Nota-se no olhar do governador a paixão que tem pela polícia, pelo Batalhão de Rotam, com uma primeira-dama empática”, pontuou Franco. “Temos um vice-governador que sempre nos tratou bem e demonstrou ser fã da Polícia Militar e um comandante-geral escalado por currículo e competência”, frisou.

Na solenidade, foram entregues ainda medalhas de destaque operacional Anhanguera, nos graus ouro, prata e bronze, para membros da corporação que tiveram bons resultados em operações. Policiais que completaram 10 e 20 anos de serviço efetivo na instituição também foram agraciados com medalha por tempo de trabalho.

Acompanharam o evento o secretário de Estado de Comunicação, Tony Carlo; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar; o subsecretário de Segurança Pública, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, representando o secretário Rodney Miranda; o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço; o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Franz Augusto Marlus Rasmussen; o chefe de gabinete da Prefeitura de Goiânia, José Firmino, representando o prefeito Rogério Cruz; o subcomandante da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel André Henrique Avelar de Sousa; o chefe do Estado Maior Estratégico, coronel Evenir da Silva Franco; o comandante do Policiamento da Capital, coronel Clives Pereira Sanches; a comandante do 2° Batalhão Bombeiro Militar (2°BBM), major Helaine Vieira dos Santos; o comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Wellington Paranhos; os vereadores por Goiânia Sargento Novandir e Cabo Senna; a Banda de Música da Polícia Militar, além de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, servidores da segurança pública e demais convidados.

Apoio de Caiado à corporação

O governador, a primeira-dama e o vice-governador foram algumas das autoridades que receberam homenagens da corporação, como forma de reconhecimento pela parceria e apoio à unidade. “A Rotam se destaca pela coragem. Hoje, goza de um reconhecimento da sociedade nunca antes visto. Eu tenho alegria de servir a Goiás ao lado dos melhores”, disse o vice-governador, Lincoln Tejota.

Gracinha Caiado, considerada madrinha das forças de segurança de Goiás, também ressaltou a atenção especial que o governador Ronaldo Caiado presta aos policiais militares. “A nossa Rotam está sempre ao lado da população e não mede esforços na hora de proteger as famílias goianas”, disse. “É por isso que o governador Ronaldo Caiado não abre mão de externar toda nossa admiração e respeito, além de investir sempre para que nossas tropas continuem fazendo esse trabalho de excelência”, destacou.

Veja Também