Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais é inaugurado em Goiânia

Evento de inauguração do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância acontecerá nesta segunda-feira (16/08) no Jardim Bela Vista. Unidade visa conscientizar a sociedade e prestar apoio à vitimas de discriminação e intolerância

Postado em: 15-08-2021 às 17h11
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais é inaugurado em Goiânia
Evento de inauguração do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância acontecerá nesta segunda-feira (16/08) no Jardim Bela Vista. Unidade visa conscientizar a sociedade e prestar apoio à vitimas de discriminação e intolerância | Foto: Reprodução.

Inaugurado nesta segunda-feira (16/08), o Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri) é uma iniciativa que visa investigar crimes de injúria racial, homofobia e demais delitos envolvendo práticas de intolerância ou discriminação contra as populações vulneráveis. O evento de inauguração, promovido pelo Governo de Goiás, acontecerá nesta segunda-feira (16/08), na nova unidade localizada em prédio anexo à Escola Superior da Polícia Civil no Jardim Bela Vista, em Goiânia.

Com a especializada, que será chefiada pelo delegado Joaquim Adorno, a Polícia Civil espera dar respostas a condutas que, até pouco tempo, não eram consideradas criminosas e não recebiam a devida atenção. Além do âmbito criminal, a Geacri vai atuar também na conscientização da população e resgate da cidadania das vítimas de racismo, discriminação e intolerância, seja por cor, etnia, religião, condição, orientação sexual ou identidade de gênero.

Em formato Delegacia Escola, o grupo vai ainda capacitar policiais que atuarão na unidade, assim como servidores de demais delegacias, uma iniciativa inédita no Brasil. O Estado de Goiás está entre os dez primeiros do país a contar com uma unidade especializada nestes tipos de crime. Com isso, a Polícia Civil de Goiás espera dar respostas a condutas que, até pouco tempo, não eram consideradas criminosas e que, por vezes, não recebiam a devida atenção das autoridades, além de reforçar nos servidores os conceitos de empatia e tolerância, com foco no reconhecimento das diferenças.

Continua após a publicidade

O grupo especializado deve atuar não só no âmbito criminal, mas também na conscientização da população e resgate da cidadania das vítimas de racismo, discriminação e intolerância, seja ela por cor, etnia, religião, condição, orientação sexual ou identidade de gênero. A iniciativa também vem atender a uma necessidade comprovada por estatísticas recentes. De acordo com números do 15º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado no último dia 15 de julho, houve aumento de 29,8% nos crimes de racismo no país no ano passado, em comparação com 2019. O documento também registra crescimento, em escala nacional, das ocorrências de prática de crimes contra a população LGBTQI+ e de estupro de, respectivamente, 24,7% e 20,9%.

Em caso de dúvidas, denúncias ou informações, as vítimas poderão entrar com contato com o Geacri pelos números de telefone (62) 3201-2440 e (62) 98495-2047 (whatsapp) ou por e-mail: [email protected] ou [email protected].

Veja Também