Goiás supera Estados Unidos, Alemanha e Canadá em resolução global de homicídios, mostra pesquisa

Em Goiânia, houve queda de 35% no número de homicídios e aumento de 252% na resolução de casos.

Postado em: 13-10-2021 às 15h12
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás supera Estados Unidos, Alemanha e Canadá em resolução global de homicídios, mostra pesquisa
Em Goiânia, houve queda de 35% no número de homicídios e aumento de 252% na resolução de casos. | Foto: Reprodução

Um estudo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, com apoio da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, mostrou que o estado de Goiás ficou a frente de diversos países em resolução de conflitos. A pesquisa foi publicada neste mês de outubro, no qual o índice de êxito ficou em 66,28% de 2018 a 2020.

A marca é ainda maior na Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH), conforme levantamento paralelo da Polícia Civil do Estado de Goiás, que aponta a resolução de 90% dos casos, no período de 2020 a 2021 – superior à de países que são referência mundial, como Estados Unidos (66%), Alemanha (88%) e Canadá (75%).

Ainda segundo a pesquisa feita pela unidade especializada, o número de prisões aumentou 123%. Em Goiânia, houve queda de 35% no número de homicídios e aumento de 252% na resolução de casos.

Continua após a publicidade

O levantamento nacional traz índices inéditos de resolutividade na elucidação de inquéritos policiais no Brasil, tanto pelas Polícias Civis dos estados quanto pela Polícia Federal. Realizado em todos os Estados e no Distrito Federal, o estudo revelou que a elucidação de inquéritos tem média nacional de 67,61%. Em casos de violência doméstica, o indicador sobe para 80%.

Para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, o alto índice de elucidação de inquéritos policiais está sendo um dos pilares de sustentação das quedas consecutivas nos indicadores de criminalidade apresentadas desde o início da gestão. “Nós temos números muito bons de redução, mas nós temos que buscar sempre o zero crime e nós vamos continuar trabalhando nesse sentido. Em produtividade, superamos, cada dia mais, os nossos índices e já pulverizamos os dos governos anteriores”, frisou o secretário.

Com assessoria

Veja Também