Mais aumentos logo pela manhã: refeição matinal dos brasileiros fica mais cara

Além do café da manhã, outras refeições também devem ficar mais caras.

Postado em: 19-10-2021 às 09h20
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais aumentos logo pela manhã: refeição matinal dos brasileiros fica mais cara
Além do café da manhã, outras refeições também devem ficar mais caras | Foto: Reprodução

Café da manhã dos brasileiros fica mais caro com o a disparada da inflação. De acordo com estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), nos últimos 12 meses, os itens tradicionais do café da manhã acumulam alta de 9.4%.

Segundo os dados que foram divulgados na última segunda-feira (18/10), os preços dos componentes da refeição matinal tiveram aumentos significativos. O preço do café em pó teve aumento 28,7%, a margarina 24,3%, o queijo minas 12,7% e o tradicional pão aumentou 8,1%.O único produto que não teve um grande aumento referente ao preço foi o leite longa vida, que ficou apenas 0,67% mais caro.

Matheus Peçanha, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), e responsável pelo estudo, afirma que os preços desses alimentos e de outras refeições ainda devem se manter em patamar elevado e pesar no bolso dos brasileiros nos próximos meses.

Continua após a publicidade

“Apesar de várias commodities alimentícias aparentarem ter superado a crise climática, sobretudo milho e soja, a transmissão de preços desde o produtor de ração, passando pelo pecuarista até chegar ao consumidor final leva tempo, e uma nova tendência de alta no câmbio pode atrapalhar o preço do pãozinho”, explica Peçanha.

Veja Também