Quinta-feira, 28 de março de 2024

20ª Goiânia Mostra Curtas tem inscrições abertas para oficina e aula

Atividades formativas acontecerão de forma online e gratuita.

Postado em: 02-11-2021 às 14h49
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: 20ª Goiânia Mostra Curtas tem inscrições abertas para oficina e aula
Atividades formativas acontecerão de forma online e gratuita. | Foto: Divulgação

Os interessados em participar das atividades formativas da 20ª Goiânia Mostra Curtas já podem se inscrever. O prazo segue até 15 de novembro. Assim como toda a programação desta edição, o público poderá participar de forma online e gratuita. A edição de 2021 será realizada de 23 a 28 de novembro, e marca os 20 anos de festival, que acontece desde 2001.

Na aula de Silvia Cruz, fundadora da Vitrine Filmes, que atua na distribuição de filmes independentes brasileiros, o tema abordado será “Distribuição cinematográfica e mercado audiovisual brasileiro”. Nos dias 25 e 26 de novembro, das 10h às 12h, o público conhecerá mais sobre o cenário audiovisual brasileiro nas suas batalhas e conquistas dos últimos anos, além de possíveis modelos de negócio dentro do cenário social e econômico atual.

A oficina “Narrativas Documentais” será ministrada pelo diretor Cristiano Burlan nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 14h às 17h. O objetivo é levar os participantes a uma reflexão sobre os meios e modos de produção e realização do documentário no Brasil, buscando compreender se existe uma distinção entre documentário e ficção.

Continua após a publicidade

Para participar das atividades, basta se inscrever pelo site goianiamostracurtas.com.br. Os candidatos passarão por análise curricular e a lista dos selecionados será divulgada no dia 18 de novembro. As vagas são limitadas, mas é possível se inscrever em mais de uma atividade. A programação da 20ª Goiânia Mostra Curtas contará também com mostras, debate, palestra, bate-papo, pocket show, entre outras atividades.

“Mais uma vez estamos trazendo profissionais de renome nacional na área do audiovisual, justamente para dar esse aparato e essa visão do cenário atual que vivemos, mais desafiador do que nunca”, reflete a diretora-geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

O festival

De 2001 para cá, cerca de 290 mil pessoas participaram do evento e mais de 2 mil filmes foram exibidos. O festival também realizou 68 oficinas, 17 painéis, 48 debates, 58 encontros, e teve 105 homenageados. E nas últimas edições inovou com a Feira Audiovisual, contendo atividades de capacitação e formação no mercado audiovisual.

A programação sempre traz mostras permanentes: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Goiás, e Mostrinha. Todas essas mostras são livres e, assim como o festival como um todo, abraçam todos os gêneros, formatos e pautas. E a cada ano também apresenta a Curta Mostra Especial, com uma temática específica. Este ano o tema será “Nós somos a guerra”, com a curadoria de Kênia Freitas, pesquisadora e crítica de cinema.

Com assessoria

Veja Também