Cerca de 300 mil famílias goianas podem receber Auxílio Gás

O Vale Gás é destinado à famílias de baixa renda

Postado em: 23-11-2021 às 09h26
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Cerca de 300 mil famílias goianas podem receber Auxílio Gás
O Vale Gás é destinado à famílias de baixa renda | Foto: Reprodução

Cerca de 300 mil famílias de Goiás podem receber o Auxílio Gás, programa com objetivo de subsidiar o preço do gás de cozinha a famílias de baixa renda. Estas famílias estão no Cadastro Único (CadÚnico), mas precisam ter renda de até R$ 550 por pessoa. O Vale Gás dos Brasileiros é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou famílias que tenham entre seus integrantes quem receba o benefício de prestação continuada (BPC).

Com o programa, cada família elegível recebe, a cada dois meses, um valor correspondente a uma parcela de, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg de GLP, estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme regras a serem definidas em decreto.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o auxílio será pago, preferencialmente, à mulher responsável pela família. Para viabilizar o programa, o Governo utilizará a estrutura do Auxílio Brasil a fim de operacionalizar os pagamentos dos benefícios. Segundo o texto, a previsão é de que a lei vigore por cinco anos.

Continua após a publicidade

O objetivo do programa é dar um alívio ao bolso da população mais pobre já que, desde o início do ano, o preço médio do gás de cozinha já subiu quase 30% e é um dos itens que mais tem pesado na inflação. Atualmente, o preço médio do botijão de gás de cozinha é de R$ 102,52, de acordo com última pesquisa semanal divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “As famílias já estão tendo que suportar um aumento brutal no preço dos alimentos, e não podem ser impedidas de utilizar o gás para cozinhar”, argumenta o autor da proposta, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Segundo o relator do projeto, deputado Christino Áureo (PP-RJ), é “praticamente impossível às famílias em situação de extrema pobreza ter acesso ao gás de cozinha no valor atualmente comercializado”. (Especial para O Hoje).

Como irá funcionar o programa

Beneficiários poderão se inscrever?

Não. O Vale-Gás usará a base de dados do Cadastro Único e do BPC para fazer o pagamento do benefício

Como o beneficiário saberá que tem direito ao Vale-Gás?

O Ministério da Cidadania deverá disponibilizar um link específico para consulta

Quantas pessoas devem ser beneficiadas?

A previsão é de atender até 19 milhões de famílias – 14,6 milhões de famílias que estão no CadÚnico e recebem o Bolsa Família e 4,7 milhões que são contempladas pelo BPC.

Quando começa o pagamento?

Ainda não há data, pois depende da liberação de recursos do Orçamento. O Executivo, no entanto, deve regulamentar, em até 60 dias após a publicação da lei, os critérios sobre quais famílias terão acesso ao benefício, bem como sua periodicidade. As parcelas, porém, não podem ser pagas com intervalo maior de 60 dias.

Por quanto tempo esse auxílio será pago?

O programa terá duração de 5 anos. Assim, como o pagamento será a cada dois meses, a previsão é de que sejam pagas 30 parcelas.

Veja Também