Conselho Universitário aprova adoção de passaporte de vacinação contra Covid-19 na UFG

Pauta foi colocada em votação e recebeu 55 votos favoráveis e duas abstenções

Postado em: 26-11-2021 às 18h38
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Conselho Universitário aprova adoção de passaporte de vacinação contra Covid-19 na UFG
Pauta foi colocada em votação e recebeu 55 votos favoráveis e duas abstenções | Foto: Reprodução

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni) aprovou a adoção do passaporte de vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira (26/11). A medida serve para toda a comunidade acadêmica da instituição. A pauta foi colocada em votação, recebendo 55 votos favoráveis e duas abstenções, após pedido do Sindicado dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato).

O professor Flávio Alves da Silva, presidente do Adufg, destacou a importância do ambiente acadêmico e defendeu que a preservação da vida seja sempre prioridade. “Na visão da ciência, o passaporte de vacinação é uma política pública para a proteção coletiva e o estímulo da imunização. Vacinas salvam vidas e todos os dados científicos comprovam isso”, afirmou.

Além disso, o professor lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) vão exigir a comprovação do imunizante para servidores e visitantes. “Por conta da conjuntura global e de tudo que já analisamos, não há outra forma de promover a retomada segura das atividades acadêmicas que não passe pela vacinação de professores, servidores e estudantes. Temos aqui vários colegas que, inclusive, dedicam suas vidas a essas análises”, ressaltou.

Continua após a publicidade

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, foi favorável ao passaporte vacinal. Após a aprovação, ele ressaltou a importância de se discutir amplamente a forma de implementação da medida dentro da universidade. “Temos a responsabilidade e o compromisso de fazer valer a decisão. Vamos pensar em como isso será aplicado na UFG e, posteriormente, trabalhar uma portaria nesse sentido. É preciso diminuir os possíveis conflitos entre aqueles favoráveis e contrários à exigência”, pontuou.

Além do pedido de inclusão do tema na reunião do Consuni, no início de novembro, em ofício conjunto, o Adufg-Sindicato, o Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) pediram que as três universidades federais localizadas em Goiás (UFG, UFJ e UFCAT) implantassem o passaporte de vacinação de professores, técnicos e alunos.

Veja Também