A menos de 3 meses da folia, municípios divergem sobre realização do Carnaval

Caldas Novas confirmou realização da festividade em 2022

Postado em: 27-11-2021 às 10h57
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: A menos de 3 meses da folia, municípios divergem sobre realização do Carnaval
Caldas Novas confirmou realização da festividade em 2022. | Foto: Reprodução

Faltando pouco menos de 3 meses para o Carnaval de 2022, as principais cidades turísticas de Goiás divergem sobre a realização da festa por conta da pandemia de Covid-19. Cidades como Goiás e Pirenópolis afirmaram que ainda não têm uma definição sobre o assunto. Já Caldas Novas confirma que realizará a festividade no próximo ano, sem deixar de seguir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Liberato Gouvea, afirmou ainda não ter segurança em falar que haverá Carnaval em 2022 no município. “Estamos analisando, acompanhando os desdobramentos da questão da pandemia. Aqui em Goiás a situação está muito controlada, com o registro de poucos casos, as vezes um caso por dia, e há dias em que não há casos. Contudo, há um temor porque têm municípios vizinhos em que está havendo surto de Covid-19, sem contar na nova onda da doença na Europa”, afirmou.

Segundo o prefeito, há o desejo da realização do Carnaval, mas a população está dividida com a questão. “As escolas de samba e os comerciantes são segmentos que desejam que o Carnaval seja realizado, por exemplo. Mas há, ainda, um público que também questiona a possibilidade da realização do festejo. Por isso estamos analisando, se não houver crescimento de casos, a tendência é que o Carnaval aconteça, mas ainda é cedo para afirmar”, destacou.

Continua após a publicidade

Na visão de Aderson, o impacto financeiro do Carnaval é grande para o município. “Quase dois anos de suspensão, então esse setor do Turismo, Hotelaria, artistas, escolas de samba – que envolvem e empregam muitas pessoas, mobilizam a cidade, trazem os turistas, então a não realização do Carnaval é um prejuízo, é negativo para a economia, mas também estamos preocupados com a vida das pessoas”, disse.

Para a prefeitura, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental 2021 (FICA), que será realizado entre os dias 14 e 19 de dezembro na cidade, será um termômetro com relação a realização de eventos com público, a exemplo do Carnaval. “O FICA acontecerá em modelo híbrido, com algumas atividades presenciais, entre elas um show. Observaremos como os acontecimentos se darão aqui e em todo o País”, finalizou.

Em Goianésia, cidade que tem tradição na folia, o Carnaval também já foi cancelado. A decisão foi unânime entre o chefe do executivo municipal, o prefeito Leonardo Menezes e seu secretariado, após reunião para tratar sobre o assunto.

Caldas Novas terá carnaval mediante passaporte da vacina

Diferentemente de Goiás e Pirenópolis, Caldas Novas informou que haverá festa de Carnaval em 2022 na cidade, obedecendo a todos os protocolos do último decreto Covid-19, que determina a apresentação por parte do público do passaporte de vacina ou teste negativo para a doença.  O prefeito Kleber Marra explica que a cidade, principal destino turístico de Goiás, já sofreu muito com a pandemia e que como estão permitidos grandes eventos, não faz sentido não realizar uma festa que acontece há anos em Caldas Novas, em parceria com a Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (Aqua).  

“A festa organizada pela prefeitura, chamada Carnaval Antigo, será feita em praça pública, durante todo o mês de fevereiro, sempre às terças e sextas, e nos dias oficiais de Carnaval”, explicou o prefeito, garantindo que a entrada é franca.   

O secretário de Turismo, Daniel Ribas, informa que o evento que valoriza as marchinhas e toda a tradição da folia será liderado por bandas locais, como já acontece há alguns anos.  “Eventos privados estão autorizados na cidade, desde que cumpram as regras sanitárias e o limite de ocupação dos espaços (75%). Uma das obrigatoriedades é a apresentação do comprovante de vacina”, destacou ao afirmar que em breve serão divulgadas mais informações.

Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) contabiliza o registro de 932.145 casos de Covid-19 em Goiás. Há 24.488 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 2,63%. (Especial para O Hoje)

Veja Também