Goianienses podem opinar sobre as melhorias necessárias no trânsito da capital

Pesquisa “Por Onde Você Anda?” quer saber o que você acha que precisa melhorar no trânsito e no transporte coletivo de Goiânia

Postado em: 02-12-2021 às 12h48
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Goianienses podem opinar sobre as melhorias necessárias no trânsito da capital
Pesquisa “Por Onde Você Anda?” quer saber o que você acha que precisa melhorar no trânsito e no transporte coletivo de Goiânia | Foto: Reprodução

Não é só aprender a dar seta, os goianienses também podem dizer o que acham que precisa melhorar no trânsito e no transporte coletivo da capital. A Prefeitura está desenvolvendo o Plano de Mobilidade de Goiânia, que também é chamado de PlanMob Gyn, e conta com a pesquisa “Por Onde Você Anda?” para saber a forma como a população se locomove. O formulário, que foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Desenvolvimento em Transportes (LDT), está disponível para ser respondido através do site da Prefeitura ou por meio do Aplicativo Prefeitura 24 horas.

O Plano de Mobilidade deverá ser apresentado no primeiro semestre de 2022 e, segundo o secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, o levantamento é muito prático e dinâmico, pois os próprios goianienses vão informar os percursos mais utilizados da cidade para que possam traçar um projeto para melhorar o trânsito de Goiânia. Além disso, em conversa com o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo, Tarcísio Abreu, nesta quarta-feira (01/12), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, afirmou que vai tornar o sistema tarifário mais flexível, acessível e sustentável para os usuários de ônibus na capital.

 “Essas novas adequações são extremamente necessárias para que os passageiros sejam beneficiados não somente com uma tarifa mais justa em seus deslocamentos, mas, também, com um transporte mais eficiente e de melhor qualidade. A Prefeitura participará efetivamente de todo o processo de transformação”, afirma o prefeito. Para o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu, a reestruturação será fundamental para que o sistema funcione de forma duradoura no pós-pandemia, aumentando, assim, a atratividade para o transporte coletivo e, consequentemente, o número de passageiros.

Continua após a publicidade

Por fim, o secretário da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), André Martins, destaca que a pesquisa “Por Onde Você Anda?” democratiza o acesso à gestão pública e aproxima a população das decisões. Para isso, ela conta com três partes de perguntas a serem preenchidas. A primeira é a de identificação do indivíduo, ainda tendo a possibilidade de responder de forma anônima. Já a segunda parte procura identificar a principal forma de locomoção de uma pessoa dentro do município. Por fim, é perguntado sobre os hábitos do cidadão em relação à pandemia e sua rotina diária. Confira o passo a passo para responder as perguntas:

Para responder a pesquisa em Web:

● Acesse o site da Prefeitura de Goiânia: www.goiania.go.gov.br;

● Clique no ícone referente a Pesquisa de Mobilidade na página inicial;

● No hotsite, clique em “Participe”;

● Já com acesso a pesquisa, responda as três partes até que a mensagem final apareça.

Para responder a pesquisa no aplicativo:

● Acesse o app Prefeitura 24 horas;

● Clique em “Serviços” na tela inicial;

● Escolha o ícone “Pesquisa de Mobilidade”;

● Responda a pesquisa até que ela seja finalizada.

Veja Também