Imagens mostram casas destruídas pelas fortes chuvas em comunidades de Cavalcante
Na região rural do município de Cavalcante vivem aproximadamente 3.650 kalungas.
Por: Ícaro Gonçalves

Imagens divulgadas no último domingo (2/1) mostram a situação caótica enfrentada por moradores de comunidades kalungas de Cavalcante, município na região Nordeste de Goiás. Desde o mês de dezembro, as fortes chuvas têm causado alagamentos na região, destruindo casas, rodovias, deixando moradores desabrigados e isolados.
Leia também: Em visita a comunidades ilhadas, Caiado vistoria entrega de alimentos, medicamentos e obras na GO-118
Em uma das cenas, uma senhora da comunidade kalunga Vão do Moleque mostra o Rio Corrente transbordando e invadindo áreas habitadas. Em outra gravação, é possível ver uma casa com uma parede derrubada devido aos temporais e as chuvas com ventania.
“A casa da dona Ilma, moradora kalunga, acabou de cair. Ela precisa de ajuda, tem 58 anos e mora sozinha. Se alguém puder fazer alguma ajuda, será bem-vinda”, afirmou um morador. Na região rural do município de Cavalcante vivem aproximadamente 3.650 kalungas.
Apoio
O Governo de Goiás têm feito a distribuição de alimentos, água mineral e medicamentos a moradores da região isolados pelas chuvas. O governador Ronaldo Caiado visitou neste domingo (2) a comunidade quilombola Vazante e a cidade de Divinópolis, que foram afetadas pelas chuvas registradas nos últimos dias.
Ao longo da visita, Caiado acompanhou a entrega de alimentos e medicamentos, e vistoriou o plano de contingência da Agência Goiana de Transportes e Infraestrutura (Goinfra) para recuperação das rodovias GO-118 e GO-447.