Governo contraria consulta acadêmica e nomeia Angelita Pereira de Lima como Reitora da UFG

Decisão foi publicada no Diário Oficial da União na manhã de hoje (11/1)

Postado em: 11-01-2022 às 10h23
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo contraria consulta acadêmica e nomeia Angelita Pereira de Lima como Reitora da UFG
Decisão foi publicada no Diário Oficial da União na manhã de hoje (11/1) | Foto: Reprodução/Facebook

Angelita Pereira de Lima foi escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir o cargo de Reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de jornalismo e diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Angelita era o terceiro nome da lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) e à Presidência da República.

A informação foi publicada nesta terça-feira (11/1) no Diário Oficial da União. Era esperado que o Ministério da Educação confirmasse Sandramara Matias Chaves, que foi o nome eleito pela comunidade acadêmica. 

O reitor da UFG, Edward Madureira, afirmou que Angelita “é altamente qualificada e experiente. Ela faz um trabalho extraordinário na FIC. Angelita é uma pessoa que sabe dialogar, é transparente, comprometida com a democracia e respeita a autonomia universitária. A UFG estará em boas mãos”.

Continua após a publicidade

Em junho de 2021, a lista tríplice foi definida pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni UFG) para a gestão 2022/2025 e os nomes foram: Angelita Pereira de Lima, Karla Emmanuela Ribeiro Hora e Sandramara Matias Chaves. Para vice-reitor, compuseram a lista os professores Jesiel Freitas Carvalho, Laerte Guimarães Ferreira Jr e Lucilene Maria de Sousa.

Angelita é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, mestra em Educação Brasileira e Doutora em Geografia.

Veja Também