Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Reitoria da UFG é ocupada em protesto contra nomeação de reitora feita por Bolsonaro

Segundo os estudantes, a decisão afetou diretamente o direito democrático para eleição da reitoria

Postado em: 12-01-2022 às 17h58
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Reitoria da UFG é ocupada em protesto contra nomeação de reitora feita por Bolsonaro
Segundo os estudantes, a decisão afetou diretamente o direito democrático para eleição da reitoria. | Foto: Reprodução

A reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, foi ocupada por alunos e professores nesta terça-feira (12). A manifestação é contra a não nomeação da professora Sandramara Matias Chaves como reitora da universidade. O grupo afirma que a ocupação não é uma oposição à professora reitora eleita Angelita Pereira.

Com o apoio de todos os sindicatos da universidade, os manifestantes ocuparam a reitoria com gritos de protesto. “Ocupar e resistir!.. A nossa luta é todo dia, a UFG quer a sua autonomia. Reitora eleita é reitora empossada.”


De acordo com os manifestantes, o Governo Federal e o Ministério da Educação (MEC) não respeitaram a eleição da professora Sandramara Matias Chaves e do vice-reitor Jesiel Carvalho para a direção da Universidade. Ainda segundo eles, a decisão do MEC afetou diretamente o direito democrático para eleição da reitoria, e a ocupação é uma forma de reivindicar o poder de escolha da universidade e o fim da lista tríplice, herança de intervenções nas Universidades no período ditatorial.

Continua após a publicidade


“O manifesto ocorre em resposta ao desrespeito à autonomia universitária que o Ministério da Educação (MEC) fez ao indicar a pessoa menos votada da lista tríplice da UFG para a próxima gestão da reitoria.”, disse o Diretor Executivo de Assistência Estudantil da União Estadual dos Estudantes, Arthur Ramos.

Veja Também