Tendinite: veja como tratar a inflamação causada por movimentos repetitivos

O médico cirurgião da mão, Henrique Bufáiçal, afirma que a má postura no trabalho também pode estar relacionada ao aparecimento das queixas

Postado em: 24-01-2022 às 08h10
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Tendinite: veja como tratar a inflamação causada por movimentos repetitivos
O médico cirurgião da mão, Henrique Bufáiçal, afirma que a má postura no trabalho também pode estar relacionada ao aparecimento das queixas | Foto: Reprodução

Você sente dores nas mãos? Saiba que este é um dos principais sintomas da tendinite, doença caracterizada pela inflamação do tendão (que liga os ossos aos músculos) ou da bainha de revestimento do tendão. As principais causas estão relacionadas ao uso prolongado de maneira errada com sobrecarga nas mãos, muito comum em trabalhadores como dentistas, pintores, digitadores e outros. O uso frequente do celular também pode causar a tendinite, principalmente devido à repetição dos movimentos em horas e horas de uso dos aparelhos.

O médico cirurgião da mão, Henrique Bufáiçal, afirma que a má postura no trabalho também pode estar relacionada ao aparecimento das queixas. “De forma secundária, doenças reumáticas ou metabólicas, como o diabetes, estão relacionadas a uma maior taxa de aparecimento de tendinites”, frisa. Além das dores, Henrique cita como outros sintomas o inchaço localizado e perda de movimentos no segmento afetado.

O especialista lembra que qualquer local que possua tendões pode ser acometido por tendinites, porém as mãos são mais comumente afetadas. “As mãos são mais acometidas pelo aparecimento de tendinites devido ao seu uso constante durante o dia todo, seja no trabalho ou em atividades recreativas/esportivas”, salienta.

Continua após a publicidade

Os tratamentos, de acordo com Henrique Bufáiçal, se iniciam sempre com medidas de repouso. “Medicamentos, fisioterapia, infiltração e até cirurgia são recursos possíveis para tratar a tendinite, a depender da gravidade”, lista o cirurgião da mão. 

Dicas para prevenir a tendinite nas mãos, segundo Henrique:

  • Reduza os movimentos repetitivos com as mãos, buscando sempre alternar as atividades; 
  • Caso não consiga reduzir os movimentos de repetição, faça pausas com alongamentos ao longo do dia;
  • Alongue todo o corpo antes de atividades físicas e também antes de iniciar o dia de trabalho, claro, sem se esquecer das mãos;
  • Caso você trabalhe com digitação, opte por teclados e mouse ergonômicos;
  • Hidrate bastante seu corpo, isso ajuda e evitar as inflamações como a tendinite;
  • Se tiver qualquer dor, procure um médico ortopedista especialista em mãos.

A tendinite no punho nada mais é que a inflamação dos tendões presentes na articulação, o que geralmente acontece devido a movimentos repetitivos das mãos. Esse tipo de tendinite pode causar dor, inchaço e vermelhidão no local, além de dificultar a realização de movimentos com a articulação. O tratamento pode incluir o uso de anti-inflamatórios, imobilização da articulação e fisioterapia. 

Os sintomas mais comuns de uma tendinite no punho são:

  • Dor ao movimentar o punho;
  • Inchaço na região;
  • Vermelhidão e aumento da temperatura;
  • Sensação de fraqueza.

Veja Também