Um motorista é multado por minuto na Capital

SMT deve intensificar campanhas educativas. É preciso ter consciência para evitar multas

Postado em: 14-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Um motorista é multado por minuto na Capital
SMT deve intensificar campanhas educativas. É preciso ter consciência para evitar multas

Wilton Morais*

Continua após a publicidade

Após a retomada da fiscalização eletrônica na Capital, aproximadamente um motorista é multado por minuto. Os dados são da própria Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), que aponta o quantitativo 59,5 mil multas, aplicadas desde o dia 31 de agosto. Para o titular da SMT, Fernando Santana, o numero é alarmante e preocupante. 

A pasta tem realizado, portanto, ações educativas para evitar uma indústria da multa. A proposta da SMT consiste em enviar equipes a locais da cidade, para realizar estudos e fazer mais para conscientizar os motoristas. 

Atualmente existem quatro avenidas monitoradas, em Goiânia. O que tem preocupado mais ainda quanto ao índice elevado de autuações. Na Avenida Universitária, a principal infração é de avanço ao sinal vermelho. Nas avenidas Santa Maria, 85 e Marginal Botafogo, a infração com maior frequência tem sido de excesso de velocidade.

Excessos 

A SMT alerta ainda que durante o período divulgado de fiscalização, são registrados 38.852 excessos de velocidade. Já o avanço de sinal soma 16.908 infrações, sendo a segunda maior causa. Logo em seguida, a terceira maior causa dos acidentes é por transitar em faixa exclusiva – 3.348 multas. Já as infrações por parar sobre a faixa de pedestre somam 464 registros.

De acordo com a SMT, em 42 dias, os equipamentos realizaram 15 milhões de leituras. O que gerou 59,7 mil multas, uma media de 1,2 multas por equipamento. Para Fernando os números revelam que a maioria dos motoristas é consciente, mas que ainda é preciso trabalhar para reduzir as autuações.

Câmeras

A pasta estima ainda que até o final deste mês entre em funcionamento câmeras de videomonitoramento no corredor da Avenida Universitária. Para o titular da pasta, o feito permitirá a autuação por uso do celular e falta de cinto de segurança. 

A fiscalização por fotossensores também será implantada, na Avenida T-63. Inicialmente o sistema foi colocado na Avenida 85 e Marginal Botafogo. Já no último dia dois, entraram em operação os equipamentos na Avenida Universitária e Santa Maria.

O equipamento é capaz de realizar leituras que podem ajudar a identificar placas de carros com registros de roubo. O serviço ainda não está em funcionamento, porém, a pasta aguarda a Secretaria de Segurança Pública para que após a implantação dos aparelhos, seja possível integração dos sistemas. O processo deve ser concluído até o fim do ano. 


Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian

Veja Também