Mais de 28 carros roubados por dia

Bandidos migraram para o interior do estado. De acordo com delegado, eles buscavam ‘comodidade’ para seguir roubado

Postado em: 20-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 28 carros roubados por dia
Bandidos migraram para o interior do estado. De acordo com delegado, eles buscavam ‘comodidade’ para seguir roubado

Marcus Vinícius Beck*

O número de carros roubados no último mês diminuiu 3,68%, em Goiás, comparado com o mesmo período do ano passado. Levantamento realizado pelo O Hoje, com base em dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), contabiliza 869 carros roubados em setembro deste ano, o que representa 28 veículos roubados por dia no último mês. Já no ano passado, o número foi de 901, atingindo a média de 30 por dia. 

Diante disso, uma quadrilha especializada em roubar veículos estava na mira da Justiça há dez meses. Com a possibilidade de serem presos, eles migraram para o interior do estado, onde buscavam ‘tranquilidade’ para cometer os delitos. Segundo o delegado da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), Fábio Meirelles, que é responsável pela Operação Migração, os criminosos ficaram acuados com a iminência de a polícia lhes prender. 

Continua após a publicidade

“No interior, quando se mudaram, eles acreditavam que poderiam operar de forma tranquila sem a polícia em seus pés”, afirma o delegado. Com o grupo, foram encontrados placas, material para fazer as fraudes e carros roubados. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão na manhã de ontem (19) durante a Operação. O objetivo da ação, que visava controlar o número de roubos de veículos que assolaram o estado no último mês, era desarticular uma organização criminosa que clonava veículos. Também foram cumpridas ordem judiciais que pediam as prisões dos contraventores.

Segundo o delegado Fábio Meirelles, entre os integrantes da organização, havia os que eram ‘especialistas’ em falsificar placas, os adulteradores, aqueles fabricavam as placas e os que receptavam os veículos. “Entre os criminosos, havia aqueles que eram responsáveis pela encomenda dos roubos, também”, explica o delegado. O esquema de placas falsificadas chamava a atenção das autoridades, pois a tinta utilizada para mudar a identificação era fraca. 

Já os documentos falsificados tinham boa qualidade, e dificultavam a identificação das autoridades. De acordo com o delegado, o grupo tinha uma boa base, um imóvel para fazer as placas e outro para a confecção dos documentos. No decorrer das investigações, os criminosos mudaram-se para o interior, especialmente para Anápolis, onde havia estrutura para o grupo realizar todas suas operações.

Campeão

Proprietários de veículos devem ficar de olhos abertos ao estacionar seus carros, e se possível devem vê-los com freqüência para evitar roubos e furtos. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que foram divulgados em novembro do ano passado, põem Goiás no topo do ranking dentre os estados que detém o maior índice proporcional de furtos e roubos de carro em todo o país. 

Segundo a pesquisa, a taxa verificada no estado é de 798 crimes para cada 100 mil veículos, média maior do as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, com 775,8 e 717, respectivamente. Em 2015, foram roubados 28.294 automóveis em Goiás. De acordo com a FBSP, os crimes aumentaram 18,1% em relação a 2014, quando foi registrado 23.195 delitos dessa espécie. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também