Unidades de saúde passaram por reformas

Secretaria garante que obras asseguram qualidade na assistência e nos serviços de saúde oferecidos à população

Postado em: 10-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Unidades de saúde passaram por reformas
Secretaria garante que obras asseguram qualidade na assistência e nos serviços de saúde oferecidos à população

Marcus Vinícius Beck*

Continua após a publicidade

Pelo menos 60 Centro de Assistência Integral (Cais) foram reformados nos últimos meses, em Goiânia. O objetivo das obras era melhorar a infraestrutura das unidades de saúde que teve aumento de atendimentos em função dos multirões. As reformas aconteceram no Cais Chácara do Governador, Parque Atheneu, CSF Dom Fernando e urgência 24 horas do Centro Integrado de Atenção (Ciams) Médico Sanitária Novo Horizonte. 

Segundo a titular da Secretária de Saúde (SMS), Fátima Mrué, as obras nas unidades de saúde garantem a qualidade na assistência oferecida à população e possibilitam condições adequadas de trabalhos aos profissionais da pasta. “Com essa iniciativa, estamos promovendo as condições necessárias para que a estrutura, o atendimento e a qualificação melhorem continuamente”, disse. 

As reformas, para a Gerência de Infraestrutura e Manutenção da SMS, asseguram recuperação da parte elétrica, hidráulica, de serralheria e pintura das unidades. As equipes que foram responsáveis pela reforma realizaram ainda a instalação e trocas de portas, conserto de vidros quebrados, reparos no gesso e telhado e recuperação de calçadas. 

Na última edição do Multirão, que aconteceu há 15 dias, a Secretaria de Saúde iniciou reforma do Cais da Vila Finsocial. O trabalho no local está contemplando o Programa Saúde da Família, ambulatório e urgência, que somam mais de 300 atendimentos por dia. “Já estamos planejando reformas que serão realizadas no próximo Mutirão, que beneficiará 30 bairros da região Oeste de Goiânia”, completa Mrué.

Jardim Guanabara

O Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) do Jardim Guanabara, na região norte de Goiânia, será fechado para reformas dentro de dois meses. A unidade, assim como o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitário (Ciams) do Jardim América, vai se tornar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Pacientes da região do Jardim Guanabara podem procurar atendimento em outros locais. A prefeitura garante que o Ciams do Urias Magalhães será reaberto daqui dois meses para absorver a demanda por atendimentos. 

A gestão do prefeito Paulo García iniciou obras para reforma no Ciams Urias Magalhães, que servirá de escoamento para a população do Jardim Guanabara. Até agora, a unidade não foi aberta, e moradores tem de se deslocar para a unidade do setor Leste Vila Nova. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a reforma, que vai transformar o Ciams Jardim Guanabara em UPA, começou na segunda semana de outubro. A obra pretende transformar a unidade em local que presta atendimento de complexidade intermediária. Atualmente, ressalta a pasta, o Ciams Jardim América e a unidade do Jardim Guanabara tem capacidade para atenção primária. 

Visando ampliar a capacidade do Ciams do Jardim América, a unidade vai dar lugar a terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As obras vão adequar a estrutura do local para receber atendimentos intermediários por causa de recursos como raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)  

Veja Também