Dia D da Vacinação Antirrábica alerta para imunização contra raiva; saiba quando será

Cães e gatos saudáveis com idade superior à três meses, estão convocados para a vacinação.

Postado em: 27-05-2022 às 15h04
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia D da Vacinação Antirrábica alerta para imunização contra raiva; saiba quando será
Cães e gatos saudáveis com idade superior à três meses, estão convocados para a vacinação | Foto: Reprodução/ Secom

Nesse sábado (28/5), será realizada o dia D da Vacinação Antirrábica no posto de vacinação do Hospital Veterinário, localizado no Campus Samambaia. A ação é promovida pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, UFG, e irá das 8:30 às 17h. O objetivo da campanha é dar visibilidade e reforço para a vacinação de cães e gatos, pois há um caso de raiva próximo aos bairros da Universidade. Só esse ano, o Brasil registrou 3 óbitos por raiva, uma criança e dois adolescentes.

O diretor de Vigilância em Zoonoses da Secretária de Saúde, Murilo Marino Reis. disse que a vacinação é importante pois a raiva tem um índice de letalidade próximo a 100% em animais e humanos. “Após a confirmação do caso, nós fizemos um bloqueio vacinal, com a aplicação de 647 doses da vacina antirrábica., Neste sábado, as equipes estarão disponíveis para reforçar a vacinação na região. Aproveitaremos para ampliar o serviço a todos os interessados da capital”, explicou.

Cães e gatos saudáveis com idade superior à três meses, estão convocados para a vacinação. “No caso de fêmeas gestantes e lactantes, devem aguardar a desmama dos filhotes para serem vacinados”, enfatiza Murilo.

Continua após a publicidade

Na área urbana, casos de raivas não são muito comuns. Quando ações assim acontecem, é necessário agir da maneira mais rápida possível, uma estratégia eficaz é o bloqueio vacinal. A partir do momento em que os sintomas ficam intensificados com ansiedade, febre alta, delírios, espasmos musculares involuntários e convulsões, há uma complicação.

Veja Também