Mais de 500 incêndios urbanos foram registrados em agosto

Aumento foi mais de 50% em comparação com o mesmo mês do ano passado

Postado em: 23-08-2022 às 08h19
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 500 incêndios urbanos foram registrados em agosto
Um incêndio destruiu o anexo do bar e restaurante Velho Texas, no Setor Marista em Goiânia | Foto: Reprodução / Corpo de Bombeiros

Mariana Fernandes e Sabrina Vilela

Dados disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, solicitados por meio da Lei de Acesso à Informação, apontam que somente no mês de agosto, cerca de 542 incêndios urbanos foram registrados. Ainda sem acabar o mês, já bateu recorde em relação aos meses anteriores em apenas 22 dias. O mês com menor registro foi o mês de fevereiro com 192. O mês de julho foi 70% menor que o mês vigente, com 384 ocorrências do tipo. 

Em 2021, o número total de incêndios urbanos durante todo o mês de agosto foi 360. O aumento foi mais de 50%, mas não existe uma justificativa que possa ter levado a essa ascensão nesse tipo de ocorrência. Contudo, o tenente Diogo Pimenta acentua que assim que a população ver qualquer foco de incêndio tem que entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros porque quanto antes a corporação chegar no local, mais chances terá de controlar o incêndio. 

Continua após a publicidade

Pimenta deixa claro que é de suma importância que donos de bares fiquem atentos a algumas precauções com relação a área da cozinha, principalmente. “A gente percebe muita gordura próximo ao fogão, nas coifas, e é uma grande chance de se ter uma ignição de incêndio , então tem que tomar muito cuidado com isso. No caso da parte elétrica, tem que sempre fazer manutenção porque é uma grande fonte de ignição de incêndio”. 

Bar pega fogo

Um incêndio destruiu o anexo do bar e restaurante, Velho Texas, no Setor Marista em Goiânia, na madrugada desta segunda-feira (22). O dono do bar informou que a unidade havia sido fechada minutos antes do incêndio começar. Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros mostram o fogo tomando conta da estrutura no local. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, 17 militares trabalharam para apagar as chamas durante a manhã desde que foram acionados por volta das 3h15. O Corpo de Bombeiros levou em média oito minutos para chegar ao local. Seis viaturas foram deslocadas até a ocorrência para combater o incêndio no estabelecimento localizado na Alameda Dr. Sebastião Fleury esquina com a Rua 1.139. 

Ainda não tem uma origem ou causa conhecida, a corporação informou ainda que a causa do acidente só pode ser revelada após uma perícia no local. Ao todo, foram utilizados cerca de 7 mil litros de água na ação. O proprietário do bar informou que o restaurante possui seguro, mas não deve cobrir os prejuízos. A estrutura principal da unidade não foi atingida, mas ainda não há informações se o local deve permanecer fechado.

O Tenente Diogo Pimenta, responsável pela operação, explicou que após o controle das chamas, os agentes realizaram uma ronda pelos vizinhos do complexo do bar Velho Texas para verificar se outros imóveis e instalações foram afetados. Apesar dos estragos, não houve vítimas. 

O tenente afirmou que demorou cerca de 30 minutos para combater as chamas e que a cozinha e o hall onde ficavam as cadeiras e mesas foram completamente destruídos pelo fogo. A equipe conseguiu proteger a parte onde estava o gás de cozinha GLP, para impedir que o estrago fosse maior. 

“Conseguimos proteger a área do fundo que é onde se concentravam os botijões de GLP, mas a parte do hall e da cozinha foi toda consumida. Foram cadeiras, fogões, mesas e parte de cozinha instrumentária”, destaca Pimenta.

Veja Também