Jardineiro da Comurg ganha destaque como autor de esculturas públicas de Goiânia

A próxima peça com potencial de marcar época é um gari, de dois metros de altura, já finalizado, que será colocado na sede da Comurg, na Vila Aurora

Postado em: 25-09-2022 às 13h29
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Jardineiro da Comurg ganha destaque como autor de esculturas públicas de Goiânia
A próxima peça com potencial de marcar época é um gari, de dois metros de altura, já finalizado, que será colocado na sede da Comurg, na Vila Aurora | Foto: Divulgação/Comurg/Secom

O jardineiro Onildes Alves dos Santos é servidor da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) há 13 anos e carrega consigo um dom que o levou à criação de esculturas que já fazem parte da história da capital. Conhecido como, “Billy”, o jardineiro é autor de um dos famosos dinossauros do Parque Mutirama, e também da samaritana, fixada em uma praça próxima ao edifício Parthenon Center, na Região Central.

E a próximo obra já está pronta para ser lançada a público. Com dois metros de altura, a peça já finalizada representa os trabalhadores da Comurg e será colocada na sede da da companhia, na Vila Aurora. “Eu fiz esse gari para representar meus colegas, a empresa e a mim também. A limpeza da cidade está em nossas mãos. Nós temos que ser valorizados e respeitados”, afirma Billy.

As esculturas do jardineiro da Comurg, de 53 anos, natural de Paranã, no Tocantins, são feitas com cimento. Ele monta as estruturas com hastes de ferro e depois as preenche com massa. Após a secagem, Billy molda o cimento com o auxílio de uma faca pontiaguda, faz os contornos do corpo e os traços do rosto. Depois, espalha uma mistura de cola e água por toda a peça para evitar rachaduras, e, por fim, faz a pintura.

Continua após a publicidade

A Samaritana, obra de Billy instalada em uma praça no Centro de Goiânia | Foto: Reprodução/Google Maps

O ateliê do artista fica casa dele, em Goianira, Região Metropolitana de Goiânia. No espaço é possível contemplar diversas esculturas de uma figura bíblica do Novo Testamento bastante conhecida: a samaritana a quem Jesus pede água para beber.

“As mulheres são uma grande inspiração para mim”, destaca Billy, que descobriu a veia artística aos 10 anos de idade ao desenhar uma professora pela qual tinha grande admiração.

Além de esculturas, o colaborador do Viveiro Nova Esperança constrói vasos para plantas em diferentes tamanhos e pinta telas com flores e belezas naturais. A influência criativa vem do próprio local de trabalho, onde também cultiva e colhe o incentivo dos companheiros de profissão. “Meus colegas valorizam minha arte, e fazem muitas  encomendas. Só tenho a agradecer pelo apoio”, conta.

Com informações da Comurg e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Leia também: Garis da Comurg fazem sucesso com vídeos no TikTok, em Goiânia

Foto: Divulgaçã/Secom

Veja Também