Quinta-feira, 28 de março de 2024

Polícia investiga áudio racista em grupo de WhatsApp de Cachoeira Alta

O crime teria ocorrido após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais neste domingo (2)

Postado em: 04-10-2022 às 08h22
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia investiga áudio racista em grupo de WhatsApp de Cachoeira Alta
Mulher - não identificada - acaba comento o crime de xenofobia | Foto: Ilustrativa/ Reprodução

Nesta segunda-feira (3), a Polícia Civil de Cachoeira Alta abriu um inquérito para investigar um suposto crime de racismo, que teria sido praticado por alguns integrantes de um grupo de WhatsApp formado por moradores da cidade. O crime teria ocorrido após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais neste domingo (2).

Nas redes sociais, circula um áudio de uma mulher – não identificada – indignada com o número de votos obtidos por um dos candidatos à presidência na cidade e insulta pessoas da região Nordeste do país que moram no município goiano. 

“Cachoeira deu essa vergonha de voto. Cachoeira daqui 10 anos não vai ter mais cachoeiras-altenses, vamos ser a minoria. Isso porque Cachoeira está cheia desses nortistas filh* da put*, que está lá comendo calango no sol do meio-dia e vem pra cá desfrutar da nossa estrutura e viver de gente, enquanto lá eles vivem vida de cachorro”, diz áudio que vem sendo reproduzido nas redes sociais.

Continua após a publicidade

O delegado responsável pelas investigações, Márcio Henrique Marques, disse que o caso chegou até o conhecimento das autoridades policiais nesta segunda-feira e que o inquério já foi aberto. 

“Segundo consta, a motivação do crime teria sido por intolerância política após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais concorridas no último domingo. Caso sejam considerados culpados, os autores do crime poderão pegar até cinco anos de prisão”, informou o delegado para o portal Mais Goiás. 

A Prefeitura de Cachoeira Alta, também emitiu uma nota de repúdio a qualquer tipo de discriminação, seja por raça gênero, orientação sexual religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional. 

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Cachoeira Alta: 

Nas Eleições Gerais de domingo (2), servidor público proferiu palavras de cunho racista e intolerante, em razão do resultado das apurações.

A Prefeitura de Cachoeira Alta repudia qualquer tipo de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional, por acreditar que o Município é um lugar de todos e para todos, sendo que a gestão municipal trabalha, diariamente, na implementação de políticas públicas de inclusão.

A Prefeitura reforça que os seus servidores não tiveram qualquer participação no ato e que não coaduna com a intolerância e tampouco com o preconceito. Nossa equipe se pauta sempre nos princípios da igualdade, da fraternidade e da vida digna.

A Prefeitura destaca por fim, que Cachoeira Alta está de braços abertos aos nordestinos e que manteremos nossos esforços para os receber da melhor maneira possível. Atitudes racistas ou de qualquer outra natureza discriminatória não são bem vindas e devem ser punidas dentro da lei.

Veja: Morrem os jornalistas Jayro Rodrigues e Fleurymar de Souza

Veja Também