Brasileiros se preocupam mais com saúde mental do que com câncer, diz pesquisa

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados mais de 23 mil pessoas em 34 países

Postado em: 11-10-2022 às 08h23
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasileiros se preocupam mais com saúde mental do que com câncer, diz pesquisa
Para a realização da pesquisa, foram entrevistados mais de 23 mil pessoas em 34 países | Foto: Freepik

De acordo com levantamento da pesquisa “Monitor Global dos Serviços de Saúde”, feita pelo instituto Ipsos, mais de 49% dos entrevistados no Brasil apontaram o bem-estar psicológico como principal fator de preocupação, atrás apenas da Covid-19, com 62%. O câncer é motivo de inquietação para 29%.

A sondagem foi realizada até o dia 5 de agosto deste ano, com 23.507 pessoas, em 34 países. Os entrevistados foram questionados sobre qual condição eles viam como maior problema de saúde enfrentado pela população do seu país. Entre os tópicos estavam saúde mental, obesidade, diabetes, estresse, abuso de álcool, e muito mais. 

No patamar global, 47% responderam Covid-19, 36% saúde mental e 34% apontaram o câncer. Em seguida estresse, obesidade, diabetes, abuso de drogas ou álcool, doenças cardíacas e tabagismo. 

Continua após a publicidade

Para o líder de Healthcare da Ipsos, Cássio Damacena, a grande preocupação com a pandemia gerou uma discussão sobre saúde que foi ampliada para a saúde mental na pós-pandemia. “Para o futuro, é esperado que o contexto da saúde inclua preocupações físicas e mentais de forma cotidiano na vida dos brasileiros”, comenta.

Veja também:

Veja Também