Caixa congela consignados do Auxílio Brasil pedidos nesta segunda (24)

O ministro do TCU, diz atender pedido do Ministério Público de Contas

Postado em: 25-10-2022 às 08h18
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Caixa congela consignados do Auxílio Brasil pedidos nesta segunda (24)
O ministro do TCU, diz atender pedido do Ministério Público de Contas | Foto: Reprodução/ FDR

A Caixa Econômica Federal afirmou ter congelado os pedidos de empréstimo consignado do Auxílio Brasil feitos na segunda-feira (10). De acordo com a nota divulgada, o pedido foi congelado depois de solicitação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O ministro do TCU, Aroldo Cedraz, diz atender pedido do Ministério Público de Contas (MPC) e busca analisar eventual viés eleitoral. Cedraz recomendou que o caso chegue também ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).“Nos contratos que foram celebrados na data de hoje [segunda], a Caixa informa que não há previsão de liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada”, diz o banco em comunicado.

Caixa

O banco precisa encaminhar pareceres, notas técnicas, resoluções e decisões colegiadas que tratem sobre precificação, critérios de concessão, taxas de juros, rentabilidade, inadimplência, aprovação da linha de crédito relativos aos beneficiários do programa.

Continua após a publicidade

De acordo com a decisão do ministro do TCU, a Caixa se encontra “exposta a risco que não tenha sido devidamente analisado por suas instâncias decisórias”.

 Por causa da urgência da análise, Aroldo deu o prazo curto de 24 horas, que deve se encerrar por volta das 16h desta terça (25/10).

Veja Também