Apple confirma que iPhone mudará conector Lightning para USB-C

Com a nova lei europeia, aparelhos como o iPhone e os AirPods da Apple terão até o final de 2024 para realizar a transição

Postado em: 26-10-2022 às 10h37
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Apple confirma que iPhone mudará conector Lightning para USB-C
Com a nova lei europeia, aparelhos como o iPhone e os AirPods da Apple terão até o final de 2024 para realizar a transição | Foto: Beeld © Getty

Executivos da Apple anunciaram, em entrevista ao The Wall Street Journal, que a empresa migrará seus conectores para o padrão USB Tipo-C. A afirmação ocorre após a aprovação final à legislação da União Europeia (UE) que obrigará a indústria da tecnologia a mudar a entrada de carregador.

O vice-presidente sênior de marketing global da empresa, Greg Joswiak, disse que a nova lei da Europa deverá surtir efeito nos próximos iPhones. “Obviamente, teremos que concordar [com a mudança]. Nós não temos escolha”, relatou Joswiak, ao lado de Craig Federighi, vice-presidente de software da empresa.

Os dispositivos da Apple usam o padrão próprio de conectores chamado de Lightning, desde os seus primeiros lançamentos. Desde 2012, no iPhone 5, a empresa adorou uma conector com 8 pinos, substituindo o primeiro que havia 30 pinos.

Continua após a publicidade

Até mesmo as saídas P2 para fones de ouvidos foram destacados nos últimos modelos do iPhone, sendo substituídos unicamente pela saída do carregador, padrão Lightning. No entanto, a empresa começou há uns anos a usar essa tecnologia nos iPads da linha Pro, assim como nos computadores Mac.

Com a nova lei europeia, aparelhos como o iPhone e os AirPods da Apple terão até o final de 2024 para realizar a transição. A diretiva ainda será publicada no Diário Oficial da UE e as regras entrarão em vigor após 20. A expectativa é que a mudança ocorra já no iPhone 15.

Leia também: Apple é condenada a pagar indenização de R$5 mil para cliente goiano que comprou iPhone sem carregador e fone

Lei europeia

A nova lei aprovada pela União Europeia pretende, principalmente, reduzir o lixo eletrônico causado pelos diferentes tipos de conectores.

A decisão envolve não apenas os dispositivos da Apple, mas todos os smartphones, tablets e câmeras vendidos na região que não utilizem como padrão o conector universal USB-C. Até 2026, a lei se estenderá para notebooks, mas também abrange fones de ouvido, controles de videogame, teclados, mouses e outros dispositivos eletrônicos, por exemplo.

Durante a entrevista, os executivos da Apple não confirmaram se o iPhone adotará o padrão USB-C globalmente. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma consulta pública, em junho, sobre a padronização de carregadores em celulares. Nos Estados Unidos e Índia articulam a mudança na lei com a mesma finalidade.

Leia também: Apple lança iOS 16 para iPhones nesta segunda-feira

Veja Também