Goiás reforça campanha de vacinação contra febre aftosa para 24 milhões de animais
Imunização ocorre de 1º a 30 de novembro
O governo de Goiás reforça que a campanha de vacinação contra febre aftosa ocorrerá de 1º a 30 de novembro. Segundo a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), os pecuaristas deverão vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades. São cerca de 24 milhões, conforme projeções da pasta.
Ainda segundo o Estado, já nesta sexta (28) começa a comercialização de vacinas pelas revendas. É possível adquirir os imunizantes até o dia 30 de novembro.
Vale citar, após esta etapa haverá a suspensão da imunização. Isto, porque Goiás estará, a partir do ano que vem, livre de vacinação conforme decisão anunciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Estado – e outras sete unidades federativas que compõem Bloco IV – adotou medidas de prevenção e controle, e cumpriu as metas sanitárias previstas no Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA).
Segundo a Agrodefesa, há 28 anos Goiás não possui focos de aftosa. “Mais uma vez conclamo os pecuaristas para que vacinem seus rebanhos, a fim de mantermos Goiás com status de estado livre de aftosa, a partir do próximo ano, sem vacinação”, pede o presidente da Agência, José Essado.
Vale citar, a declaração de vacinação, que começa em 1º de novembro e vai até 9 de dezembro é obrigatória. Ela deve ser feita no site www.agrodefesa.go.gov.br.