Goiás terá novembro mais frio após duas décadas; Capital deve registrar 10ºC

Temperaturas devem cair devido a uma frente fria que irá passar pelo estado, acompanhada de uma massa de ar polar

Postado em: 27-10-2022 às 10h25
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás terá novembro mais frio após duas décadas; Capital deve registrar 10ºC
Temperaturas devem cair devido a uma frente fria que irá passar pelo estado, acompanhada de uma massa de ar polar | Foto: Reprodução

Para a alegria ou pesadelo de alguns, o mês de novembro pretende ser frio. Segundo previsão do Instituto Nacional de Metereologia, a queda brusca das temperaturas ocorrerá devido à passagem de ar frio, que será acompanhada por uma forte massa de ar de origem polar, sendo consequência do fenômeno “La Ninã”. A previsão é que Goiás tenha o novembro mais frio dos últimos 25 anos. 

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o frio deve começar atingir o estado na próxima terça-feira, 1º. “Vamos chamar de marola, pois a onda mesmo foi em maio, onde Goiânia chegou a 5 ° C de temperatura mínima. Para este episódio, caso chegue com a intensidade que se apresenta hoje, teremos uma redução nas temperaturas. Por exemplo, em Goiânia, hoje estamos com 19ºC, no dia 02/11 chegaremos a 12ºC/14ºC, já na região sudoeste pode chegar a 10ºC/12ºC”, explicou.

André também relembrou  que o estado este ano vivenciou diversas frentes frias proporcionadas pelo La Niña. A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o primeiro fim de semana de novembro, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul.

Continua após a publicidade

La Niña

O ‘La Niña’ é um fenômeno natural que ocorre a cada dois ou sete anos e tem duração de nove a 12 meses. O fenômeno é caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico, e provoca aumento no volume de chuvas nas regiões norte e nordeste, já os estados do Sul registram calor intenso e seca severa.

Os efeitos do fenômeno variam no Centro-Oeste e no Sudeste, sendo que o mais recente provocou chuvas intensas e queda das temperaturas nessas regiões.

Veja: Galã de Travessia, Chay Suede revela que quase desistiu da carreira

Veja Também