SSPGO indica que uma pessoa é assassinada a cada dois dias na grande Goiânia

Os números são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPGO). Somente este ano foram 74 pessoas assassinadas na região. Nos seis primeiros dias de fevereiro, 22 mortes ocorreram no Estado

Postado em: 14-02-2018 às 09h30
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: SSPGO indica que uma pessoa é assassinada a cada dois dias na grande Goiânia
Os números são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPGO). Somente este ano foram 74 pessoas assassinadas na região. Nos seis primeiros dias de fevereiro, 22 mortes ocorreram no Estado

Gabriel Araújo*

Segundo dados do Painel de Ocorrências da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPGO), uma pessoa é assassinada a cada dois dias na região da Grande Goiânia. Somente nos seis primeiros dias de fevereiro deste ano, 22 pessoas foram assassinadas no Estado.

Continua após a publicidade

A Secretaria de Segurança contabilizou 74 assassinatos nos primeiros 37 dias do ano. Goiânia é a cidade com maior número de mortes, são 34. Logo em seguida estão Aparecida de Goiânia, com 20 e Anápolis, também com 20 homicídios.

Para o Atlas da Violência, o estado de Goiás registrou a quinta maior taxa de homicídios por Unidade da Federação em 2016, ano da última edição. A taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes, de acordo com a pesquisa, é de 42,7, deixando o Estado atrás apenas de Alagoas (63,0), Ceará (52,2), Sergipe (49,4) e Rio Grande do Norte (46,2). Os responsáveis pela pesquisa ainda apontam que no número de homicídios por estado, Goiás conta com 2.783 homicídios, e fica na nora colocação em número de mortes violentas. 

Queda

Janeiro de 2018 registrou uma queda no número de assassinatos no Estado, este ano foram 163 homicídios contra 210 no mesmo período do ano passado, o que equivale a uma queda de 28%. Ainda de acordo com os números fornecidos pela Secretaria, a maior parte das mortes ocorrem no período noturno, das 18h à 1 hora da manhã. Neste período, foram registradas 114 homicídios no Estado, cerca de 60% de todas as mortes.   

Estupros

Cresce a quantidade de casos de estupro em Goiás, somente em janeiro deste ano foram registrados 48 casos de pessoas que denunciaram as ações. No mesmo período do ano passado foram 45 casos denunciados, o que equivale a um aumento de 6%.

Foi no último mês que um médico ginecologista da Capital foi preso suspeito de abusar sexualmente de pacientes. Segundo informações da Delegacia da Mulher, pelo menos 30 pessoas denunciaram o profissional.

Brasil

Segundo levantamento feito a partir dos registros do Atlas da Violência, quase 380 mil pessoas foram vítimas de assassinatos no Brasil de 2005 a 2016. Somente em 2016 mais de 61 mil pessoas foram mortas, o que revela um aumento de 3,8% em relação ao ano de 2015, que já havia sido o recorde histórico.

Em termos comparativos, os assassinatos registrados no país equivalem à estimativa de mortos pela explosão da bomba nuclear de Nagasaki, no final da 2º Guerra Mundial, no Japão. A taxa de homicídios no Brasil para cada 100 mil habitantes é de 29,9.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública afirma ainda, que a letalidade das forças polícias nos estados brasileiros aumentou 25,8% em relação a 2015. Foram registradas 4.224 mortes em decorrência de ações de policiais civis e militares.

Segundo o Anuário, a maior parte das vítimas foram homens (99,3%), jovens (81,8%), com até 29 anos e são negros (76,2%). 

Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian. (Foto: Reprodução)

Veja Também