Revisão da vida toda: INSS faz alerta sobre golpes aplicados em aposentados

O INSS informou que não entra em contato com seus segurados por telefone ou outros canais para oferecer revisões de valores

Postado em: 12-12-2022 às 08h10
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Revisão da vida toda: INSS faz alerta sobre golpes aplicados em aposentados
O INSS informou que não entra em contato com seus segurados por telefone ou outros canais para oferecer revisões de valores | Foto: Reprodução

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) podem pedir a revisão da vida toda de seus benefícios, o instituto alertou sobre riscos de golpes que já estão sendo aplicados.

Depois da decisão da Suprema Corte, segurados interessados em fazer a revisão para ganhar um valor a mais começaram a receber mensagens por meio de aplicativos e redes sociais.

O INSS, porém, informou que não entra em contato com seus segurados por telefone ou outros canais para oferecer serviços ou benefícios e tampouco revisões de valores. Por isso, assim que receber qualquer mensagem nesse sentido, o segurado deve ignorar.

Continua após a publicidade

Leia também: PF investiga invasões ao sistema do INSS para “ressuscitar” benefícios de falecidos em Goiás

Segundo o instituto, a ação provavelmente parte de criminosos que se aproveitam do momento para aplicar golpes em beneficiários segurados por meio de obtenção de dados pessoais.

Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para obter mais informações e confirmar a veracidade da comunicação recebida.

Apesar da segurança que o estelionatário passa nas mensagens, o cidadão deve ficar atento com o golpe, e jamais mandar foto, dados ou clicar em links enviados por falsos servidores.

Em caso de golpe, a pessoa pode denunciar à ouvidoria do instituto e, caso tenha sido vítima de um, lavrar boletim de ocorrência e informar os órgãos competentes, o INSS e o banco.

Veja Também