Jovem de 14 anos se torna estudante mais novo a passar no ITA
Vestibular é considerado o mais difícil do país
O estudante Caio Temponi, de 14 anos, é o estudante mais jovem a ser aprovado pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), considerado por muitos, o vestibular mais difícil do país. Ele conquistou o 14º lugar da lista de 150 aprovados.
Caio foi homenageado pelo reitor da instituição, o professor Anderson Correia. Que diz, estar surpreso e feliz com a aprovação do rapaz. “Anunciamos os aprovados na segunda fase do vestibular do ITA e com prazer informamos que Caio Temponi, com apenas 14 anos de idade, é o mais jovem aprovado na história do ITA.”
O jovem acabou passando em medicina pela terceira vez. Caio também já foi aprovado na última edição do vestibular da Universidade de Fortaleza (Unifor), de medicina, mas não parou por aí. A aprovação mais recente foi para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Além da aprovação no urso de direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O adolescente já foi classificado em primeiro lugar no vestibular para Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, em 2021, também ficou em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG).
Carreira de sucesso
O currículo de aprovações está longe de acabar. Ainda este ano, o estudante foi medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática de Maio. Ele concorria com estudantes de outros 12 países e foi o único brasileiro a conquistar a façanha e, de quebra, alcançou a maior nota do exame, 44 pontos, contra 34 dos segundos colocados.
Caio também passou nas primeiras colocações no concurso da Academia das Forças Aéreas (AFA).O professor Fabiano de Abreu Agrela, assessor e consultor do Caio, que também tem alto Qi e trabalha com outros jovens de inteligência acima da média comentou sobre o assunto:
“Eu trabalho e convivo com muitas pessoas de alto QI, seja como consultor/assessor ou nas sociedades que sou membro. Mas a persistência, vontade e humildade em querer aprender de Caio, é inédita para mim. Tenho um orgulho muito grande em poder estar com ele e sua família nessa trajetória.”
Veja também: Goiano é o mais jovem brasileiro a concluir curso da Porsche