Polícia Federal deflagra operação contra garimpo ilegal no Rio Corumbá, no sudeste goiano

Dez policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão na cidade de Catalão

Postado em: 20-01-2023 às 08h11
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia Federal deflagra operação contra garimpo ilegal no Rio Corumbá, no sudeste goiano
Dez policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão na cidade de Catalão | Foto: Thinkstock/Getty Images

A Polícia Federal deflagrou neste sexta-feira (20/1) uma operação de combate ao garimpo ilegal em municípios do sudeste goiano. Dez policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão na cidade de Catalão, a 215 km de Goiânia.

O objetivo é combater a usurpação de patrimônio da União e crime ambiental. As investigações iniciarem a partir de uma ação policial no Rio Corumbá, região localizada no município de Orizona, onde os policiais flagraram pessoas trabalhando em garimpo ilegal.

Na ocasião, os indivíduos fugiram, deixando para trás diversos pertences que foram apreendidos, como canoa e motor. Ao analisar os materiais, a PF identificou os “donos” da balsa que estava dando suporte e uso aos instrumentos usados no garimpo.

Continua após a publicidade

A ação de hoje, chamada ‘Fugitivos’, visa obter elementos probatórios dos crimes, assim como juntar novas informações e dados de outros garimpos. Somados, os crimes de lavra garimpeira, previsto no artigo 55 da lei 9605/98, e de usurpação de patrimônio da União, previsto no artigo 2 da lei 8.176/91, podem atingir pena de 6 anos de detenção e multa.

Leia também: Polícia Militar desmonta garimpo ilegal ao longo do Rio Corumbá, na zona rural de Pires do Rio

Outras operações

Esta não foi a primeira ação contra garimpos ilegais na região. Em janeiro de 2022, a Polícia Militar de Goiás (PM-GO) interrompeu a ação de garimpeiros que praticavam garimpo ilegal ao longo do Rio Corumbá, na zona rural da cidade de Pires do Rio. Na ocasião, oito pessoas foram presas e encaminhadas à Polícia Federal (PF).

Em agosto de 2021, o Batalhão Ambiental da PM desmontou outro esquema de garimpo ilegal no Rio Corumbá. A Operação foi denominada Fecha Garimpo IV e foi desencadeada nos municípios de Pires do Rio e de Orizona, com o objetivo de desmontar garimpos que colocavam em risco a saúde do Rio Corumbá.

Segundo a PM, à ocasião, três pessoas foram presas e vários equipamentos, insumos e balsas utilizadas pelos criminosos foram apreendidos.

Veja Também