DPE-GO realiza quase 80 atendimentos em mutirão de retificação de prenome e gênero

As pessoas interessadas na retificação de prenome e gênero podem procurar o Núcleo Especializado de Direitos Humanos da DPE-GO

Postado em: 30-01-2023 às 17h49
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: DPE-GO realiza quase 80 atendimentos em mutirão de retificação de prenome e gênero
As pessoas interessadas na retificação de prenome e gênero podem procurar o Núcleo Especializado de Direitos Humanos da DPE-GO. | Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH) participou na sexta-feira (27/1), do mutirão de retificação de prenome e gênero promovido pela Associação Goiana de Pessoas Trans (Unitrans), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia em busca a efetivação dos direitos e garantia da dignidade humana a homens e mulheres transexuais e travestis. 

No evento, a Defensoria auxiliou quase 80 pessoas as pessoas interessadas com orientações, emissão de certidões on-line, e na confecção de ofícios para garantir a gratuidade do procedimento. “Lutamos para conseguir, por meio dos atendimentos do Núcleo, garantir dignidade às pessoas”, garantiu o defensor público e coordenador do NUDH em substituição Carlos Santiago. Além disso, as defensoras públicas Cristina Maria Baptista Teixeira Conceição e Lenise Conceição, a assessora Paloma Edwiges Rodrigues Campos e a estagiária Rayanne Eduarda Brito dos Santos, auxiliaram nos atendimentos. 

“O objetivo do evento, é mostrar que nós existimos, resistimos e só queremos ocupar nossos espaços”, destacou o superintendente LGBTQIAP+ da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, John Maia Gomes. 

Continua após a publicidade

A estagiária Rayanne Eduarda Brito dos Santos, comenta que já foi atendida há dois anos pelo NUDH em busca da retificação da certidão de nascimento. “O NUDH me deu todo o suporte para que eu pudesse fazer a retificação na minha certidão de nascimento então hoje de uma maneira oficial eu posso retribuir, atendendo a essas pessoas, uma vez que eu fui atendida por esse Núcleo”, pontua Rayanne.

Dignidade

Benjamin Noah Pereira Santos, de 23 anos, já se imagina com a nova documentação em mãos. “Vai ser uma felicidade e tanto, ver que eu não preciso mais ser chamado pelo outro nome e olhar no documento e ver que sou eu mesmo”, declarou. 

O estudante de enfermagem, que estava acompanhado pela mãe no evento, comenta a importância do apoio da família. “Minha mãe é tudo! me apoia em tudo e nunca me criticou e hoje ela tá comigo. é muito importante pra mim ( a presença) porque eu conheço muitas pessoas que são julgadas pela família. 

“É muito desconfortável quando chega em um lugar com uma imagem e as pessoas te chamam de outro nome”, essa foi a motivação que fez Camila Salgado da Silva Fernandes participar do mutirão de retificação de prenome e gênero na manhã desta sexta-feira (27). 

Natural de Belém do Pará, a jovem mora em Goiânia há poucos meses, e não possui emprego formal na cidade. “Meu sonho é sair dessa vida um dia. A gente acorda pra vida e vê que pode ser reconhecida pela sociedade, que pode fazer um documento, ter um emprego, fazer uma faculdade. As mulheres trans precisam de documentos, emprego, um curso. Nós somos seres humanos como todo mundo”, comenta Camila. 

Locais de atendimento

As pessoas interessadas na retificação de prenome e gênero podem procurar o Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH) da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) à Avenida Cora Coralina, nº 55, Setor Sul, Goiânia-GO, das 8h30 às 16 horas. Telefone (62) 3201-5926. Também podem procurar o Atendimento Inicial Cível da DPE-GO, na Alameda dos Buritis, 231 – Setor Oeste, Goiânia (entrada lateral da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás), das 8 às 14 horas . Telefone (62) 3221-3394.

Veja Também