Previsão é de novas tempestades ao longo da semana

Na região norte choveu mais de 57 milímetros em 2 horas

Postado em: 31-01-2023 às 08h00
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: Previsão é de novas tempestades ao longo da semana
Na região norte choveu mais de 57 milímetros em 2 horas. | Foto: Reprodução

Neste último fim de semana, em especial no domingo (29), fortes chuvas causaram diversos transtornos na Grande Goiânia. O teto do estacionamento do Buriti Shopping, localizado em Aparecida de Goiânia, cedeu em razão do grande fluxo de água, a Marginal Botafogo transbordou e cinco pessoas ficaram feridas com a queda de uma árvore da Feira do Sol, no Setor Oeste.   

Outros casos ocorreram na capital: na avenida T-9, no Setor Bueno, pessoas ficaram ilhadas em comércios e as fortes enxurradas cobriram os carros. No município vizinho, houve relatos de muros que desabaram com as fortes chuvas, nos setores Vila Alzira e Vila Brasília. 

André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), explicou que o fenômeno “é proveniente da combinação de calor e umidade. Houve a formação de vários núcleos de chuva em algumas localidades e tempestades que propiciaram grandes volumes de chuva”. Ele também informou que as rajadas de vento atingiram algo em torno de 50 km/h. 

Continua após a publicidade

Volume pluviométrico

“Em goiânia, houve locais na região leste da capital onde choveu cinco milímetros. Já em outras regiões, chegou a chover 57 milímetros em, praticamente, duas horas de chuva”, observa André. O especialista salienta que as tempestades ocorrem de maneira localizada, devido à formação da Cumulonimbus – um tipo de nuvem que relaciona-se à ocorrência de tempestades e fortes precipitações.  

Dados do CIMEHGO mostram que, no domingo, as regiões da capital mais acometidas pela precipitação foram a norte – no Setor Santa Genoveva, choveu cerca de 57,2 milímetros ao longo de duas horas – e noroeste – 22,6 milímetros. Em Aparecida, na Vila Brasília, choveu 83,6 milímetros em uma 1h20; enquanto que no Conjunto Vera Cruz, aproximadamente 57 milímetros em quase uma hora.

Alerta

O gerente da CIMEHGO pede ao goianiense que redobre os cuidados, uma vez que as chuvas de verão – que ocorrem com a mistura de umidade e calor – ainda podem acontecer ao longo desta semana. Ele ainda aconselha: “é importante que a população fique atenta às áreas que já são tradicionais para alagamentos e alguns mananciais que podem, sim, sofrer transbordamentos”. 

Por meio de informativo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) informou que, nesta terça-feira (31), o tempo em Goiânia deve alternar entre períodos de nebulosidade, sol e pancadas de chuva. Já a temperatura máxima pode chegar aos 30ºC e a umidade relativa do ar deve variar entre 55% e 95%. 

Assistência

O Coordenador do núcleo operacional da Defesa Civil de Goiânia, Anderson Marcos, informou que há um plano junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano Social (SEDHS), para resguardar as famílias em situação de risco, devido às fortes chuvas. A ação também atua no fornecimento de comida. 

Anderson explica que, após o primeiro passo – isto é, o acolhimento das famílias desabrigadas de maneira provisória –, há a indicação para programas habitacionais. “Todo o processo é acompanhado pela defesa civil, que apoia de forma continuada os envolvidos”, esclarece.

Veja Também