Carlos França assume novo mandato de presidente do TJGO

A cerimônia vai ser promovida no Plenário do tribunal, com a presença do governador do Estado, Ronaldo Caiado

Postado em: 01-02-2023 às 09h28
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Carlos França assume novo mandato de presidente do TJGO
A cerimônia vai ser promovida no Plenário do tribunal, com a presença do governador do Estado, Ronaldo Caiado | Foto: Divulgação/TJGO

O desembargador Carlos França tomará posse como presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) nesta quarta-feira (1º/2), às 10 horas. A cerimônia vai ser promovida no Plenário do tribunal, com a presença do governador do Estado, Ronaldo Caiado, além de representantes da Assembleia Legislativa e de todo Sistema de Justiça.

França assume a chefia do Poder Judiciário pelo segundo mandato, agora para o biênio de 2023-2025. Também tomam posse na solenidade os desembargadores Amaral Wilson, como vice-presidente, e Leandro Crispim, como corregedor-geral da Justiça.

A frente da gestão 2021-2023, França priorizou a celeridade processual com soluções criativas, como a criação de equipes de auxílio para julgamento de processos em 1º e 2º graus, investimentos em tecnologia e a realização de concursos públicos para provimento de parte dos cargos vagos de juízes e servidores.

Continua após a publicidade

Com o apoio da magistratura e do corpo funcional, essas ações colocaram o TJGO entre os mais produtivos do País, conquistando prêmios como o histórico Selo Diamante no Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça 2022.

Leia também: Presidente do TJGO, Carlos França recebe título de cidadão goiano

Currículo

O novo presidente do TJGO formou-se em 1989 pela Universidade Federal de Goiás e, no ano seguinte, 1990, ingressou na magistratura. Passou pelas comarcas de Alto Paraíso, Planaltina, e Formosa. Nos primeiros cinco anos de carreira, atuou em regiões carentes e de difícil provimento e respondeu por diversas comarcas localizadas no nordeste goiano, como Alvorada do Norte, Posse, Cavalcante e São Domingos.

Chegou a Goiânia em 1995, onde atuou no Juizado da Infância e Juventude e na 6ª Vara Cível de Goiânia e foi convocado pelo TJGO para trabalhar em duas situações complexas: conduzir os trabalhos na Vara de Execuções Penais (VEP), logo após a rebelião do Cepaigo, no primeiro semestre de 1996, e o processo de falência da Encol, em 2000.

Em 1º de fevereiro de 2007, assumiu o cargo de 1º juiz-corregedor e diretor do foro de Goiânia até 2009. Após deixar a Diretoria do Foro, passou a juiz titular da 11ª Vara Cível de Goiânia. Durante o tempo em que atuou como juiz na capital foi designado diversas vezes para substituir desembargadores na Corte, entre eles Byron Seabra Guimarães, Jalles Ferreira da Costa, Kisleu Dias Maciel Filho, Stenka Issac Neto, José Lenar de Melo Bandeira e Leobino Valente Chaves.

Em março de 2010 foi removido para o cargo de juiz substituto do 2º grau. Em seguida, passou a responder pelo cargo vago de desembargador surgido com a aposentadoria do desembargador Alfredo Abinagem, vaga que assumiu por merecimento em 22 de novembro de 2010.

No Tribunal, ocupou a presidência da 2ª Câmara Cível, onde foi titular desde a sua ascensão ao cargo de desembargador, tendo sido também presidente da 1ª Seção Cível. Foi diretor da Escola Superior da Magistratura e ouvidor do Poder Judiciário nas gestões dos desembargadores Leobino Valente Chaves e Walter Carlos Lemes, além de ter atuado, como titular no Conselho Superior da Magistratura e Órgão Especial.

Carlos França é casado com a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França, com quem tem dois filhos, Guilherme e Rafael Peternella França, formados em Direito na UFG e em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), respectivamente.

Veja Também