Carnaval de Goiânia deve crescer a partir de 2023

O presidente do Sindibares estima aumento de 50% no consumo em bares e restaurantes durante o feriado

Postado em: 03-02-2023 às 08h20
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: Carnaval de Goiânia deve crescer a partir de 2023
O presidente do Sindibares estima aumento de 50% no consumo em bares e restaurantes durante o feriado. | Foto: Yaya Nascimento

Bloquinhos, festejos e fantasias. Esse é um cenário comum do carnaval e, ao contrário do que se imagina, comemorar o feriado está no sangue do goianiense. Em 2023, após um longo período de restrições impostas pela pandemia – que teve fim com a imunização contra a Covid-19 –, o cenário é de otimismo, se comparado com o “retraído” ano de 2022. 

“Desde 2019, quando tivemos o grande e último Carnaval, Goiânia teve um crescimento grandioso de pessoas que deixaram de ir para o interior e ficaram aqui na capital”, observa Newton Pereira, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares). Newton avalia que o evento tende a se consolidar com a volta dos blocos de rua e as atrações nos bares e restaurantes. 

Lucas Martinelli – conhecido como Mahat –, proprietário do Meio Bar – estabelecimento localizado entre duas galerias, no Setor Oeste –, diz que este é o primeiro carnaval promovido por ele e que “a expectativa é das melhores”. Jair  do Prado, dono do Jajá Drinks – situado no Mercado da 74, no Centro – conta que três mil pessoas compareceram ao “grito”, a festa de pré-carnaval, no dia 28 de janeiro. 

Continua após a publicidade

Expectativas 

“Em Goiânia, o carnaval era realmente um feriado, a cidade ficava vazia, mas – como em Belo Horizonte, que hoje é um dos três maiores carnavais do Brasil – Goiânia também vem assumindo essa característica”, explica Newton. Isso acontece porque “temos várias atrações, segurança, excelentes acomodações para turistas, um equipamento turístico muito interessante no município”, afirma.

O presidente do Sindibares também estima um aumento no consumo de até 50% durante as celebrações, se comparado ao comércio regular dos demais meses do ano. “Em termos de consumo, já tivemos um alerta das cervejarias da nossa região para não deixar a aquisição de cerveja para última hora, pois pode haver a falta de algum tipo de produto na reta final”, orienta.

“A expectativa é muito boa, o faturamento é em torno de 80%”, pondera Jair. Além disso, o proprietário do Meio Bar conta que espera “um aumento de vendas significativo e, por conta do espaço ser grande, estamos nos preparando para receber muitas pessoas”.

Outros Carnavais 

Na capital,  a Feira das Minas – iniciativa que surgiu como um pequeno bazar, em 2018, e tem como objetivo a qualificação profissional e o empreendedorismo feminino – promoverá, no dia 12, no Cepal do Setor Sul, o Carna das Minas. O evento conta com mais de 120 barracas, apresentações do grupo Coró Mulher e o Bloco Não É Não, além de concursos de fantasias. 

Pauline Arroyo, idealizadora da Feira das Minas, conta que o evento deve receber 1 mil visitantes, das 16h às 22h. Ela também pontua que “promover o Carna das Minas como um evento gratuito para o carnaval de Goiânia é, também, uma manifestação pela alegria, diversão, segurança, intolerância a qualquer tipo de assédio e momento de respiro que todos precisamos”. 

Por outro lado, Jair reforça o aspecto cultural do feriado e faz um apelo ao goianiense para “valorizar a nossa cultura, que é o Carnaval, e o nosso centro, que está muito carente”. Lucas também afirma que o Carnaval é “a festa democrática: todo tipo de público pode colar, pode consumir, então é importante o acesso à festa, à cultura, de todo tipo de classe social”.

Veja Também