‘Vape de vitaminas’: Anvisa pronuncia sobre novo cigarro eletrônico para público fitness

Após o vídeo ganhar repercussão nas redes sociais, o perfil que fez a postagem apagou a conta no Instagram

Postado em: 06-02-2023 às 10h01
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Vape de vitaminas’: Anvisa pronuncia sobre novo cigarro eletrônico para público fitness
Após o vídeo ganhar repercussão nas redes sociais, o perfil que fez a postagem apagou a conta no Instagram | Foto: Divulgação/Redes Sociais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota, na última quarta-feira (1º/2), a respeito de um novo cigarro eletrônico que está sendo comercializado na internet, o chamado “vape de vitaminas”. O aparelho ganhou esse nome por prometer aumentar performance em treinos com a suposta inalação de vitaminas, hormônios e produtos naturais contidos ali.

Em comunicado, a Anvisa reafirmou que a “comercialização, a importação e a propaganda” de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidos, “independentemente de sua composição e finalidade”.

O “vape de vitaminas” chamou a atenção das redes, na última semana, quando foi divulgado em um comercial que fazia propaganda do produto em uma plataforma de vídeos. No anúncio, uma mulher fuma o cigarro eletrônico enquanto faz exercícios físicos e afirma que o produto possui um “concentrados vitamínicos” não tem nicotina, principal droga responsável pela dependência.

Continua após a publicidade

Leia também: Campanha alerta para malefícios do cigarro eletrônico

Após o vídeo ganhar repercussão nas redes sociais, o perfil que fez a postagem apagou a conta no Instagram.

“Para suplementos alimentares a regra não é diferente. A apresentação de vitaminas e outros alimentos oferecidos na forma de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) são proibidos, considerando que o próprio dispositivo não é permitido e que suplementos alimentares são produtos de ingestão oral. Recente veiculação em mídias sociais apresentam um produto que supostamente teria esta função, mas sem qualquer tipo de comprovação ou regularização no país”, alerta a Anvisa.

Veja o anúncio que está sendo repercutido nas redes sociais:

https://twitter.com/lucasdiasbp/status/1621481791579201538?s=20&t=ujEFzJ8ncC-mVrUk0DPJ9A

Leia também: Pesquisadores estudam lesão pulmonar causada por cigarro eletrônico

Veja Também