Câmara Municipal aprova projeto de lei que proibe plantio de jamelão nas vias da capital

Árvores da espécie devem ser substituídas gradativamente

Postado em: 17-02-2023 às 16h30
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara Municipal aprova projeto de lei que proibe plantio de jamelão nas vias da capital
Árvores da espécie devem ser substituídas gradativamente | Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Goiânia

A Câmara Municipal de Goiânia, por meio da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o Projeto de Lei (PL) 124/2022, na quarta-feira (15). O documento, de autoria do vereador Anderson Sales (sem partido) prevê a proibição de plantio de jamelão pelas vias de Goiânia.

Na ocasião, o projeto ainda recebeu uma emenda proposta pelo presidente da CCJ, o vereador Henrique Alves (MDB). O parlamentar defende que as árvores de jamelão já espalhadas pela capital goiana sejam substituídas por espécies descritas no Plano Municipal de Arborização.

O jamelão é uma árvore conhecida pelos cidadãos goianienses por outros nomes também: jambolão, azeitona preta ou ameixa roxa. É uma espécie de origem indiana, que pode atingir 15 metros de altura. No dia a dia da cidade, já foram registrados alguns acidentes causados pelo jamelão, sobretudo nos períodos chuvosos, como o de agora.

Continua após a publicidade

Ao apresentar a emenda, o vereador Henrique Alves (MDB) justificou a proposta com essa realidade: vias públicas escorregadias graças ao jamelão e os acidentes gerados por isso eventualmente. Conforme prevê o projeto, a Prefeitura de Goiânia deverá substituir, de forma gradativa, as árvores de jamelão espalhadas pelo município.

O texto segue para primeira votação em Plenário.

Veja Também