TJ determina que Estado promova bariátrica para paciente que aguarda há quase um ano pelo SUS

No diagnóstico consta que a mulher possui quadro de obesidade e depressão

Postado em: 28-02-2023 às 07h56
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: TJ determina que Estado promova bariátrica para paciente que aguarda há quase um ano pelo SUS
No diagnóstico consta que a mulher possui quadro de obesidade e depressão | Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde do DF

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) determinou no último dia 16, que  em até 60 dias o Estado promova uma cirurgia bariátrica a uma mulher de 48 anos no quadro de obesidade. Conforme prescrição médica também será ofertado consultas, exames e pré-operatórios. O pedido foi feito pela Defensoria Pública do Estado de Goiás, que representa a paciente no aguardo da liberação do procedimento pelo SUS.

No diagnóstico consta que a mulher possui quadro de obesidade e depressão. Além de fibromialgia, diagnóstico de hérnia de disco, lesões no joelho e valvulopatia devido à obesidade. 

À Defensoria Pública, a paciente confirmou que faz uso de medicamentos e mudou a alimentação, porém não obteve resultados. Por isso, necessitaria da bariátrica com urgência, para não causar futuros problemas   de saúde. 

Continua após a publicidade

Segundo o defensor público Felipe Takayassu, o pedido foi tratado como urgência e deve ser providenciado em uma prazo máximo de 48 horas. Em caso de descumprimento, a multa diária a ser aplicada será de no mínimo, R$ 1 mil.

Leia também: Combustíveis serão tributados a partir de 1º de março

Veja Também