Três pessoas são presas suspeitas de excluírem dados de sistema do Fórum de Goiânia
Durante a apuração, a polícia descobriu que um acusado do processo teria pedido a um ex-detento que organizasse a fraude
Por: Rodrigo Melo

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu, nesta segunda-feira (13/3), três pessoas investigadas de excluírem e alterarem dados do sistema de processos do Fórum criminal de Goiânia. A ação faz parte da Operação Revocare para o cumprimento de seis mandados, sendo três de prisão e três de busca e apreensão. A investigação continua no sentido de identificar demais coautores.
Segundo o delegado Gil Bathaus, a investigação teve início em 2019, quando um servidor do Fórum Criminal de Goiânia noticiou o sumiço de um processo em uma das varas criminais da capital. Durante a apuração, a polícia descobriu que um acusado do processo teria pedido a um ex-detento que organizasse a fraude. Além de sumir com o processo físico, esse crimonoso teria revogar do sistema eletrônico mandado de prisão que havia contra ele sobre tentativa de homicídio.

O delegado informou que os investigados tiveram acesso ao sistema por meio de senhas de um ex-funcionários do Fórum, que não haviam sido desativadas. A polícia afirma que os ex-colaboradores não tem qualquer envolvimento com o crime.
Além disso, o beneficiado pelo esquema já cumpria a pena do processo que sumiu e, inclusive, utilizava tornozeleira eletrônica. Com a prática do delito, ele acabou sendo preso por furto de processo e associação criminosa.
Os presos responderão pelas condutas tipificadas, podendo ser condenados a uma pena que varia entre três a oito anos de prisão.
Leia também: Acusado de matar Ariane Bárbara é condenado a 15 anos de prisão