Inscrições para o Encceja 2023 começam em maio

A previsão é de que a edição deste ano aconteça no mês de agosto

Postado em: 21-03-2023 às 14h56
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Inscrições para o Encceja 2023 começam em maio
A previsão é de que a edição deste ano aconteça no mês de agosto | Foto: Divulgação/Seduc

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023, nesta última semana. No documento, estão presentes as diretrizes, procedimentos e prazos para a prova.

O Encceja é um exame voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Para os interessados em requerer o certificado do Ensino Fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos na data da prova. Já para quem deseja a certificação do Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos completos.

Leia também: Caiado regulariza uso de imóvel público pela Associação Down de Goiás

Continua após a publicidade

Edital Encceja 2023

As inscrições para o exame são gratuitas e poderão ser feitas a partir do dia 22 de maio, por meio do site oficial do Encceja. No momento de inscrição, o participante precisará informar o número do CPF, data de nascimento, e-mail e telefone para contato. Além disso, deverá constar a unidade da federação e o município onde o candidato deseja realizar a prova e o nível de ensino para o qual busca a certificação.

Caso o participante necessite de atendimento especializado, esta informação também deve estar presente na inscrição, especificando o recurso de acessibilidade de que necessita.

Na edição deste ano, serão disponibilizadas prova em braile, tradutor intérprete de Libras, prova com letra ampliada, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, calculadora, sala de fácil acesso, mesa e cadeira adequados e apoio para pernas e pés.

O prazo para as inscrições termina no dia 2 de junho de 2023.

Data das provas

A previsão é de que o Encceja 2023 aconteça no dia 27 de agosto, nos turnos matutino e vespertino. No período da manhã, a prova terá início às 9h e acabará às 13h. Já pela tarde, o exame começará às 15h30 e se encerrará às 20h30. O Encceja é formado por quatro provas objetivas, de acordo com o nível de ensino. Em cada prova, o candidato responde a 30 questões de múltipla escolha, além da parte de redação.

Para o Ensino Fundamental, o exame se divide da seguinte forma:

  • Prova I: Ciências;
  • Prova II: Matemática;
  • Prova III: Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;
  • Prova IV: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Já para o Ensino Médio, os candidatos serão avaliados pelos seguintes componentes curriculares:

  • Prova I: Química, Física e Biologia;
  • Prova II: Matemática;
  • Prova III: Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;
  • Prova IV: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Os participantes que não comparecerem no dia do exame deverão justificar a sua ausência pelo site do Encceja, a partir do dia 3 de abril. O indivíduo que não fizer isso ou tiver a justificativa reprovada deverá pagar R$ 40,00, por meio de uma guia de pagamento gerada pelo próprio sistema de inscrição e que poderá ser paga em qualquer banco ou casa lotérica.

Veja Também