Quinta-feira, 28 de março de 2024

Mais de 100 animais silvestres são resgatados em casas e comércios de Goiânia em menos de três meses

Somente no mês de fevereiro, foram resgatados 58 animais e feitas 21 orientações para a população

Postado em: 22-03-2023 às 08h00
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 100 animais silvestres são resgatados em casas e comércios de Goiânia em menos de três meses
Somente no mês de fevereiro, foram resgatados 58 animais e feitas 21 orientações para a população | Foto: Amma

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), juntamente com o Corpo de Bombeiros, resgataram 105 animais silvestres em residências e estabelecimentos comerciais em Goiânia, nos primeiros meses de 2023. Entre os bichos, foram encontrados cobras, corujas, gambás, aráras, tartarugas, entre outros.

As operações ocorreram após a comunicação da comunidade por telefone. No mesmo período, a Amma realizou 55 orientações para que os moradores da capital saibam, na prática, como lidar com a aparição de um animal silvestre.

A gerente de Proteção e Manejo de Fauna da Amma, Isabela Saddi, destacou que a população deve evitar alimentar esses animais mesmo quando eles se aproximam de residências. “Isso pode prejudicar a saúde e tornar esses animais silvestres domesticados. Pode até incentivar, inclusive, que aqueles com hábito oportunista, como os primatas, fiquem dependentes na residência”, explica a gerente.

Continua após a publicidade

Em janeiro, a Amma realizou 39 resgates e 23 orientações. No mês de fevereiro, foram 58 resgates e 21 orientações. Já em março, até esta segunda-feira (20/03), a Amma já havia resgatado 28 animais e prestado 11 orientações.

Leia também: Morador encontra cobra enrolada na própria moto

Jiboia

O caso da jiboia encontrada próximo à plataforma do BRT, na Avenida Goiás Norte, no início do mês de março, chamou a atenção da população. “Quando chegamos ao local, a jiboia estava acuada bem rente à plataforma, que está localizada perto de uma área de mata. Como foi um dia frio, isso pode ter ocasionado o fato do animal ficar mais ativo e, provavelmente, ao sair para se alimentar, acabar distanciando-se de seu habitat”, detalhou Saddi.

Canais de comunicação

Os Bombeiros realizam o trabalho de resgate em Goiânia, quando acionados pelo telefone 193, principalmente em casos em que o animal está localizado em locais altos. Já a Amma cumpri ações em favor da integridade dos bichos quando caracteriza crime ambiental. Para solicitar o resgate de animais, a Gerência de Proteção e Manejo de Fauna da Amma pode ser acionada pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422.

Leia também: Prefeitura vai contratar OS para administrar Centro de Saúde (ohoje.com)

Veja Também