Prefeitura vai contratar OS para administrar Centro de Saúde Animal

Contratação será custeada com recursos recebidos do Tesouro Nacional

Postado em: 22-03-2023 às 07h53
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura vai contratar OS para administrar Centro de Saúde Animal
Chamamento atende a um pedido da vereadora Luciula do Recanto, que celebrou conquista na Câmara | Foto: Divulgação/ Câmara

A vereadora Lucíula do Recanto (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal de Goiânia, na manhã da última terça-feira (21/3), para celebrar uma conquista tida, por ela, como uma “grata surpresa”. Isso porque a parlamentar foi notificada, pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que finalmente terá uma demanda antiga atendida. 

Desde o início do mandato, Lucíula tem buscado junto à prefeitura de Goiânia viabilizar a contratação de uma organização social para atendimento médico e laboratorial a animais silvestres e domésticos em situação de rua. 

O pedido, finalmente, foi atendido pelo Paço que autorizou a contratação de uma Organização que administrará o Centro de Saúde Animal, localizado no setor Balneário Meia Ponte. 

Continua após a publicidade

A parlamentar, vale lembrar, compõe o time de oposição ao prefeito na Câmara. Ela, inclusive, lembrou ter migrado para o grupo oposicionista diante da dificuldade em ver esse e outros pedidos atendidos pela gestão municipal.

“Dessa vez, no entanto, uso a tribuna não para atacar o prefeito, mas para abraçá-lo. Hoje meu sonho foi realizado. Não só meu, mas de todos os protetores. Com a liberação dessa verba recebida do Tesouro Nacional teremos a primeira OS prestando atendimento ao Hospital Público Veterinário de Goiânia”, celebrou. 

Ao O HOJE, a vereadora considerou que a contratação da OS mudará a realidade dos animais de Goiânia. Ela lembra que a capital conta, atualmente, apenas com os serviços de consulta e medicação no hospital. 

“Agora teremos a possibilidade de realizar exames de imagem, de sangue e cirurgias, o que vai ajudar muito. Não vamos resolver o problema, mas pelo menos teremos acesso a um melhor tratamento para os cães vira-latas de ONGs e famílias carentes”, declarou.

Ela destacou também que os investimentos permitirão que a prefeitura abrace pessoas que atualmente “gastam todo seu dinheiro, que já é pouco, com castrações e tantos outros procedimentos”.

Luciula garantiu que a parte burocrática deve ser resolvida de maneira célere e que em poucos dias a OS vencedora da seleção estará atuando. “Agora é só fazer o chamamento para escolher a empresa certa. O centro de bem estar está quase pronto, temos salas de cirurgias que serão inauguradas já no início de abril. Está tudo muito bem planejado. Ainda essa semana a prefeitura fará o chamamento”, explicou. 

Após a sinalização positiva do prefeito, Luciula não descarta a possibilidade de voltar a compor a base governista. “Tenho que conversar com ele sobre isso. Acho que o mais importante hoje não é nem questão de compor a base ou a oposição e sim que fomos escutados, atendidos. Se ele continuar abraçando a causa animal, por que não? É o que eu gosto”. 

Imbróglio

Em maio do ano passado, em entrevista ao jornal O HOJE, Lucíula lamentou o não pagamento de uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão destinada à causa animal. À época, ela também criticou os entraves entre os Poderes. 

“A causa animal é muito antiga, porém, é totalmente desassistida pelo Poder Público. Fui a primeira vereadora eleita por essa causa em Goiânia e, como estamos vindo há um ano e meio de uma pandemia que atrapalhou praticamente tudo, continuo lutando e cobrado”, disse.

Dias antes a vereadora havia denunciado, na tribuna da Câmara Municipal, o não pagamento de emendas impositivas por parte da Prefeitura de Goiânia, o que, segundo ela, prejudicava também ações voltadas à causa animal.  

Foi em meio a esse contexto que a parlamentar deixou o time de apoio ao prefeito e anunciou sua ida para a oposição. Agora, pode recalcular a rota.

Veja Também