Saúde na Praça alerta para a prevenção do câncer colorretal, nesta quinta-feira

O Saúde na Praça é um projeto do HGG realizado desde 2017

Postado em: 22-03-2023 às 16h37
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Saúde na Praça alerta para a prevenção do câncer colorretal, nesta quinta-feira
O Saúde na Praça é um projeto do HGG realizado desde 2017 | Foto: Divulgação/HGG

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) é o coordenador da ação do Saúde na Praça que acontecerá nesta quinta-feira (23). O evento busca alertar para a prevenção do câncer do colorretal e ofertará serviços gratuitos para toda a população das 7 às 12 horas. O atendimento ocorrerá na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG.

As atividades contam com o apoio e atendimento das equipes de enfermagem. Estes profissionais serão responsáveis por orientar a população sobre eliminação das fezes e saúde intestinal. Além disso, será feita uma exposição de alimentos e fibras e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante o evento, também terá atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e gastroenterologistas. Quem participar do Saúde na Praça poderá realizar testes de aferição de glicemia e pressão.

Continua após a publicidade

O Saúde na Praça é um projeto do HGG realizado desde 2017. A ideia é promover ações de conscientização, prevenções de doenças e orientações para a melhora da qualidade de vida da população. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.

Leia também: Caiado vistoria novos ônibus que vão atender linhas entre municípios

Sobre o câncer colorretal

O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso ou reto. Segundo a médica gastroenterologista do HGG, Daniela Medeiros Milhomem Cardoso, explica que “é um tumor bastante frequente, além disso, estima-se que cerca de 20 mil pessoas, por ano, no Brasil, morrem por causa desse câncer.”

Conforme detalha o Ministério da Saúde (MS), esta doença é mais comum entre pessoas a partir de 50 anos e é a segunda mais comum no país. Alguns dos aspectos que influenciam nisso são obesidade, ingestão de alimentos gordurosos, industrializados e defumados.

Este tipo de câncer se detectado precocemente há mais chances de cura. Os sintomas podem ser sangramento nas fezes, perca de peso, anemia, dor abdominal e massa abdominal.

Veja Também